
Participantes das primeiras atividades do Projeto: conquista para região
Ação do Taiyo Thermas Hotel e Centro Social Pró-Família quer incentivar prática esportiva
Em parceria com o Centro Social Pró-Família, de Caldas Novas, em Goiás, o Taiyo Thermas Hotel, localizado na mesma cidade, iniciou um projeto que proporciona oportunidade para as crianças e adolescentes conhecerem o gateball.
O Taiyo Thermas Hotel é um dos destinos populares de lazer e excursões, com entretenimento e atividades diversos, tendo como seu maior atrativo o amplo parque aquático com águas 100% termais. Dentro de suas dependências, o hotel recebe e organiza também importantes torneios de esportes, como de beisebol, softbol, tênis de campo e gateball.
Segundo o diretor de Taiyo Thermas, João Saito Neto, o hotel “construiu uma estrutura com cobertura para gateball com objetivo de dar maior conforto para os participantes dos vários torneios organizados pelo hotel durante o ano”. Para otimizar o uso dos campos enquanto não ocorrem os torneios, surgiu a ideia de integrar as comunidades de Caldas Novas, dando origem ao “Projeto Gateball nas Escolas”.
Assim, Taiyo Thermas firmou uma parceria com o Centro Social Pró-Família, uma instituição educacional, cultural e de assistência social que atende 160 estudantes em horário contraturno ao da escola de ensino regular, com aulas de reforço escolar, jogos de raciocínio, informática, dança, artes, artesanato, boas maneiras, educação física e recreação.
Além do espaço, o diretor de Taiyo Thermas se dispôs a fornecer todo o equipamento necessário para os participantes do Projeto, encomendando a fabricação de 40 tacos, mais as bolas e os coletes numerados.

As alunas do Centro Social Pró-Família praticando gateball
As primeiras atividades do Projeto ocorreram já no mês de março, tendo a participação de 40 alunas do período matutino e mais 40 do vespertino. “A primeira impressão está sendo da curiosidade, da experiência do contato com um esporte diferente, que nunca viram antes”, comenta Saito sobre as primeiras reações das alunas.
Após a última aula realizada ontem (19), algumas alunas compartilharam suas impressões. “É um pouco difícil, mas é só treinar!” comentou Tauane, e ainda acrescentou “é muito bom aqui!”. Jasmine contou orgulhosa que já acertou duas tacadas e diz “estou gostando e minhas amigas também”. “As aulas são muito boas e eu adoro”, disse a Ana Julia que já é a terceira vez que participa da aula e que pretende continuar nas próximas também.
O Projeto de sucesso já tem suas atividades programadas até o mês de junho. Inclusive, no dia 29 de maio está prevista para ocorrer uma Clínica de Gateball organizada pelo Thiago Yuiti Yuhara, diretor de divulgação da União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGB).