Delegado Ricardo de Mello Vargas é homenageado na Câmara Municipal

Delegado Ricardo de Mello Vargas
O vereador Aurélio Nomura (proponente da homenagem) com o delegado Ricardo de Mello Vargas, esposa e filhos

No dia 30 de maio, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco da entrega da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo ao delegado de polícia Ricardo de Mello Vargas. O proponente da honraria foi o vereador Aurélio Nomura (PSDB), que presidiu a Sessão Solene. A Mesa foi composta pelo desembargador Jorge Tosta (representando o Tribunal d Justiça do Estado de São Paulo); o deputado estadual Thiago Auricchio; delegado Osvaldo Nico Gonçalves (secretário-executivo da Segurança Pública do Estado de São Paulo); o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, Eli Corrêa Filho; o juiz da 1ª Auditoria da Justiça Militar do Estado de São Paulo, Ronaldo Roth; delegado de polícia e diretor do Departamento de Polícia de Proteção à Pessoa (DPPC), Luis Augusto Castilho Storni; o coronel PM Flammarion Ruiz, da Associação dos Oficiais da PM de São Paulo; o vereador de São Caetano do Sul, professor Pio Mielo e o chefe de Gabinete da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de SP, José Paulo Neves. 

Referência – “Referência de ética e bondade”, Ricardo de Mello possui uma longa trajetória profissional, acumulando experiências nas matérias relacionadas em inteligência policial, investigação criminal, crimes ambientais, crimes contra a ordem tributária e análise criminal.

Delegado de Classe Especial, bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos e professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, Vargas atualmente trabalha na apuração de crimes contra a ordem tributária e na formação e capacitação de todas as carreiras policiais civis. “É um trabalho minucioso, pois só assim é possível descobrir falcatruas de omissão de informação, fraudes, omissão de operação de qualquer natureza e falsificações de documentos”, destacou o vereador Nomura para uma seleta plateia.

O parlamentar observou que “são tentativas às quais o dr. Ricardo está bastante acostumado”. “No ano de 2020, o homenageado, na época Delegado do Denarc, participou da oitiva da Assembleia Legislativa de São Paulo na CPI com a finalidade de apurar organizações que atuam no narcotráfico no Estado de São Paulo e lavagem de dinheiro, oferecendo importantes informações”, lembrou o vereador, explicando que, “mesmo com um cotidiano estressante e atarefado, o dr. Ricardo fez diversos cursos realizados na Academia de Polícia Civil de São Paulo e na Escola Fazendária do Estado de São Paulo, de especialização em Direito Tributário, e também no exterior dentre eles no Departamento de Estado dos Estados Unidos, sobre técnicas de investigação, no conceituadíssimo DEA (o departamento antidrogas dos EUA) sobre técnicas atuais de lavagem de dinheiro e no FBI, sobre técnicas de Investigação Financeira”.

Vereador Aurélio Nomura destacou a experiência e conhecimento do homenageado

Benemérito – De acordo com Aurélio Nomura, a experiência e conhecimento de Ricardo de Mello resultaram em seis livros que abordam termas relativos à sua área de atuação como prevenção à lavagem de dinheiro; combate à fraude fiscal, inteligência policial e crimes contra a ordem tributária. Também, recebeu cerca de 20 homenagens entre condecorações, medalha da ordem de mérito, láureas e elogios públicos. 

“Além de sua atividade profissional, o Dr. Ricardo é um benemérito com ação em diversas entidades filantrópicas, realizando inúmeros eventos em prol das pessoas mais carentes e necessitadas, trabalhando para minimizar o sofrimento daqueles que buscam auxílio”, disse Nomura, destacando que “por trás dessa carreira de sucesso, sempre esteve sua esposa, a senhora Edna Aparecida, com quem está casado há 35 anos e com quem tem o filho Ricardo (que apesar do porte físico ainda é o Juninho) e a filha, Natália”.

Agradecimentos – O delegado Ricardo de Mello Vargas destacou que o momento não era de discursos, mas de agradecimentos. E agradeceu “primeiramente a Deus, familiares, amigos da polícia civil, da Secretaria da Fazenda, da polícia militar, membros do Poder Judiciário e Legislativo, empresários, advogados, jornalistas e irmãos de maçonaria”. Segundo ele, o apoio e encorajamento de todos foram essenciais em sua jornada. Por fim fez um agradecimento especial ao vereador e amigo Aurélio Nomura pela indicação e parabenizou todos os membros da Câmara Municipal de São Paulo através do presidente da Casa, vereador Milton Leite.

“É com alegria que sinto que se formou uma verdadeira egrégora neste salão nobre”, disse o homenageado, que convidou a todos para participarem do coquetel ao som do tenor Jorge Durian.

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img