Costão Matsuri celebra cultura japonesa no litoral catarinense com muitas atrações

Grupo de taiko Ishindaiko foi uma das atrações no Costão Matsuri de Florianópolis

A riqueza da cultura, arte e gastronomia japonesas foi mais uma vez celebrada com o Costão Matsuri, evento que há 19 anos é realizado pelo Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC). Considerado o maior festival do gênero em resorts no Brasil e América Latina, o Costão Matsuri aconteceu de 25 de junho a 2 de julho, com espaços do resort devidamente ambientados e decorados, possibilitando melhor imersão na cultura japonesa.

Os hóspedes vivenciaram e aproveitaram oficinas de origami, kirigami, oshibana, ikebana, mangá, pixel art, exposição de bonsai, radio taissou, concurso de karaokê, torneio de Gateball, Kimono Experience, Bon Odori, ofurô e torneio de golfe. Durante o evento, o Cine Costão ofereceu uma temática especial em sua programação com filmes japoneses em todas as sessões.

“O Costão Matsuri é o festival de cultura japonesa mais completo da América Latina realizado em resorts”, diz o curador do evento, Sérgio Takao Sato, diretor da Tasa Eventos e que organiza o Costão Matsuri desde a primeira edição, em 2005. Para ele, o Costão do Santinho Resort dispõe de uma das mais completas estruturas para receber pessoas de todo o Brasil para conhecer e aproveitar o melhor da tradição japonesa. 

Para Takao, a gastronomia, a cultura e a música japonesas conquistam pessoas de todas as origens e é isto que faz do Costão Matsuri um evento cada vez mais procurado. Segundo ele, além da excelente estrutura do resort, o festival conta também com uma programação elaborada para proporcionar ao turista “uma verdadeira imersão na cultura japonesa, desde que amanhece o dia até a hora de dormir”.

Grupo Sansey de Londrina (PR) também marcou presença no festival

Atrações – Todas as noites, durante o jantar, aconteceram shows musicais com alguns dos mais destacados cantores de música japonesa no Brasil, como Alexandre Hayafuji, Joe Hirata, Cintia Nishimura, Beto Sasazaki, Jane Ashihara, Serginho Tanigawa e dança do Grupo Sansey de Yosakoi Soran.  O Bon Odori, tradicional dança japonesa, teve apresentações de grupos de Maringá (PR), Piedade (SP) e Sorocaba (SP). E o taiko marcou presença com os grupos Ishindaiko e o Wadan Taiko Ensemble.

Time de Gateball de Guaíra (SP), campeão do Torneio de Gateball

Torneio de Gateball – Neste ano o Matsuri Costão contou com mais uma edição do torneio de Gateball. A competição reuniu times do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul durante dois dias, terminando com uma equipe da cidade paulista de Guaíra como campeã, pela equipe do Rengo (UCGB), de São Paulo em 2º lugar e pela equipe de Cruzeiro do Sul, que representou o Paraná em 3º lugar. 

Homenagens – No sábado, última noite no Costão Matsuri no Costão do Santinho Resort, de Florianópolis, foi de homenagens a pessoas que nas últimas décadas têm cumprido o papel de divulgar a cultura japonesa no Brasil. O deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR), do Paraná, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão e um dos políticos que exercem importante intercâmbio entre os dois países, homenageou o produtor cultural Sérgio Takao Sato e a agente de viagens Ana Kawakami, proprietária da Ana Turismo, com Menção Honrosa da Câmara dos Deputados.

A homenagem em nome da Câmara dos Deputados, faz parte das comemorações alusivas aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil, que acontecem sempre no mês de junho como referência à chegada do navio Kasato Maru, que trouxe as primeiras famílias japonesas para o País, em 1908.

Segundo o deputado, ao promover edições do Matsuri em praticamente todas as regiões brasileiras, Takao Sato tornou-se um dos maiores divulgadores da cultura japonesa no Brasil. Além do Costão Matsuri, em Florianópolis (SC), Takao Sato também organiza festivais nas cidades do Rio de Janeiro, Jundiaí (SP), Indaiatuba (SP) e Manaus, entre outros, além do consagrado Festival Nipo Brasileiro de Maringá.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img