Coral da Seicho-No-Ie de Curitiba recebe homenagem pelos 60 anos de atuação

O vereador Nori Seto (D) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos – Divulgação

Para celebrar os 60 anos do Coral da Seicho-No-Ie da Regional Paraná V, o vereador Nori Seto entregou um diploma de Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Curitiba. A outorga ocorreu no último dia 15 durante o Keirokai da Seicho-No-Ie, a tradicional festa que reverencia os idosos. 

“Este é um reconhecimento da Câmara Municipal às seis décadas de atuação do coral da Seicho-No-Ie, que tem abrilhantado, com lindas canções e hinos, os eventos em nossa cidade”, comentou Nori Seto ao explicar que a proposição foi aprovada pelos vereadores em sessão plenária.

“É uma honra receber esta homenagem em nome de todos que integraram o nosso coral ao longo destes anos”, disse o maestro Koiti Sassaya que recebeu o diploma junto com os integrantes pioneiros do coral: Orlando Kubo, Seiko Sassaya, Yukio Onishi e Fernando Uada. O supervisor doutrinário da Regional Paraná V, Rafael Tomio Yamamoto, também participou do evento.

Coral – Em 1963, a notícia que o fundador da Seicho-No-Ie, Dr Masaharu Taniguchi viria ao Brasil e passaria por Curitiba, motivou os jovens a criar um coral e tiveram a orientação da professora Sasaki, de São Paulo. O professor Taniguchi esteve em Curitiba, em 17 de julho de 1963, e foi recepcionado com uma linda apresentação do coral. 

A continuidade deste coral ocorreu em 1966, com a vinda do professor do Japão, Katsumi Tokuhisa. E, em 1973, quando o Dr Masaharu Taniguchi esteve em Maringá. 

Com o passar dos anos, deixou de fazer apenas apresentações internas. Passou a participar também de grandes eventos como Festival Folclórico de Etnias do Paraná, Engueikai e cerimônias do Consulado do Japão e da Prefeitura Municipal de Curitiba, como a recepção ao casal imperial do Japão, em 1997, que lotou o Parque Barigui. 

CD –Na comemoração dos 35 anos, o coral gravou seu primeiro CD, que contém, inclusive, uma música composta pelos próprios membros: “Ai no Hikari Itsumademo”.  Em 2001, gravou o segundo CD, a pedido da Sede Central, para divulgar os hinos da Seicho-No-Ie, em todo o Brasil.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img