Cônsul geral do Japão ministra palestras na UFF e no ICBJ

Na UFF, palestra abordou o tema Jornada de um Cônsul-Geral Diplomacia Japonesa em foco – TERUKO OKGAWA MONTEIRO

O cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, chegou ao Rio de Janeiro em abril de 2021, e retornará ao Japão neste final de outubro. Nesse período, conquistou a todos por sua simpatia, gentileza, e principalmente como diplomata dedicado não apenas à comunidade, mas também à sociedade brasileira.

Durante o mês de setembro proferiu 2 palestras:  “Jornada de um Cônsul-Geral: Diplomacia Japonesa em foco” no dia 13 na Universidade Federal  Fluminense-UFF, em Niterói, e no dia 21, “Minha vivência na Diplomacia Japonesa na sede social do Instituto Cultural Brasil-Japão-ICBJ, Rio de Janeiro.

Em seus mais de 30 anos enquanto diplomata falou sobre sua entrada no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, locais onde esteve alocado, a diplomacia internacional, a busca pelo fortalecimento das relações com países da América Latina, em especial com o Brasil, que possui a maior presença de nikkeis fora do Japão.

O evento na UFF foi organizado pelo Instituto de Estudos Estratégicos-INEST da UFF, apoiado pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro junto à graduação em Relações Internacionais da UFF e aos grupos de estudos GEDIMO-UFF e GEHJA-UFF. Compuseram a mesa: professor Vágner Camilo Alves, diretor do INEST-UFF, cônsul-geral Ken Hashiba, professor Fernando Roberto de Freitas Almeida, coordenador do Curso de Graduação em Relações Internacionais da UFF, Vitor Ierusalimschy, coordenador de estudantes estrangeiros da Superintendência das Relações Internacionais da UFF e professor Douglas Magalhães Almeida, coordenador do Grupo de Estudos de História do Japão-GEHJA da UFF. 

No ICBJ, estiveram presentes Koji Fukasawa, presidente da Renmei, Kenhitiro Kurihara, presidente da Rio Nikkei, Kim Yung Min, “Mestre Kim” do Taekwondo, Silvana Nagai, presidente da Associação Nagai de Judô, entre outras ilustres figuras. Ao final da apresentação o diplomata recebeu o título de Sócio Benemérito do ICBJ pelas mãos do presidente Sohaku Bastos.

No ICBJ sócio benemérito – TERUKO OKGAWA MONTEIRO

(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img