Evento aguardado pela qualidade de programação artística e cultural, bem como por uma variedade gastronômica, o Akimatsuri – Festival de Outono começou no último fim de semana, em Mogi das Cruzes (SP), provando que abre com chave de ouro o período dos grandes eventos da Comunidade Nikkei.
Mesmo com a chuva, o público lotou as dependências do festival, que conta com a exposição de produtos, como caquis, flores e cogumelos, além de barracas de comida típica e as mais diferentes expressões culturais do Japão (cerimônias tradicionais, música, dança, dentre outras).
- Apresentações de taikô animaram o público durante os dois dias de evento (Crédito: Instagram @akimatsuri_mogi
O presidente do Bunkyo Mogi das Cruzes, Frank Tuda, recordou que a feira tem como propósito estimular a reflexão e o reconhecimento dos benefícios da fertilidade de nossa terra e do trabalho de nossos agricultores. “A Festa do Akimatsuri é um instante em que paramos para sermos gratos pelas nossas colheitas, pelos bons resultados que a agricultura dessa Cidade tem dado a todos nós”, disse.
Em sua trigésima sexta edição, o Akimatsuri teve uma cerimônia de abertura oficial no sábado (08). Na ocasião, autoridades e personalidades estiveram presentes para saudar o público e prestigiar a edição deste ano.
O prefeito de Mogi, Caio Cunha, lembrou que o Akimatsuri é um dos pontos mais fortes da cultura mogiana. “Temos a missão de valorizar o que é nosso, o que é o nosso patrimônio. Na verdade, a maior riqueza de nossa Cidade não são prédios, e sim as pessoas. O Akimatsuri é a nossa memória e já faz parte da história de Mogi”.
Com cerca de 800 voluntários, a Festa de Outono Akimatsuri prossegue nos dias 15 e 16 de abril, das 10 às 22 horas aos sábados e das 10 às 21 horas aos domingos no Centro Esportivo Bunkyo, localizado na Avenida Japão, 5.919, no bairro Porteira Preta, em Mogi.
- Representação típica de Okinawa, apresentação de taikô foi um dos destaques do primeiro final de semana do Akimatsuri (Crédito: Instagram @akimatsuri_mogi
CONFIRA MAIS FOTOS:
Crédito das foto: Nippon Já