Comunidade nikkei se despede de Toshiaki Yamamura, presidente da Uces. Um líder e grande amigo

Toshiaki Yamamura, que presidia a Uces e Fenivar comunidade nikkei perdeu uma referência

A comunidade nikkei perdeu uma de suas principais lideranças. Faleceu, no último domingo (6), na cidade de Registro, no Vale do Ribeira, aos 80 anos, o presidente da União Cultural e Esportiva Sudoeste (Uces), Toshiaki Yamamura. O velório foi realizado no salão do Templo Budista de Registro e o corpo foi cremado na cidade de Campo Largo (PR). Ele estava internado havia duas semanas por conta da Covid-19. Segundo amigos próximos, ele estava se recuperando bem quando teve seu pulmão comprometido. A causa da morte foi registrada como insuficiência respiratória. Ainda de acordo com pessoas próximas, Yamamura estava com o ciclo vacinal completo.

Toshiaki Yamamura nasceu em Chang Cheng, na Manchúria (no leste da Ásia), em 30 de maio de 1941. Sexto filho de Meizo e Hanae Yamamura,  ele chegou ao Brasil em 1954, então com 13 anos de idade, no navio África Maru.

No final de janeiro deste ano deu uma demonstração de seu carisma e liderança durante a realização da Assembleia Geral Ordinária da Uces em Registro. Mesmo em um sábado chuvoso e em uma cidade considerada distante das demais, conseguiu fazer com que quase todas as associações filiadas fossem representadas na Assembleia.

Reeleito por aclamação para o seu sétimo mandato, Toshiaki Yamamura disse, com exclusividade ao Jornal Nippon Já, que pretendia usar o mandato para cumprir o que havia prometido, isto é, concluir o Projeto de R$ 2,5 mi – mais conhecido como “Fundão da Sudoeste”. Disse que para alcançar seu sonho trabalharia enquanto tivesse “saúde mental e física”. E pediu “união” e “criatividade” para todas as associações. “Só sairemos desta tempestade, que ainda continua [referindo-se às dificuldades encontradas pelas associações por conta da pandemia], com muito empenho de todos”, ressaltou.

Além da Uces, Toshiaki Yamamura presidia também a Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira (Fenivar) e comandou ainda a Associação Cultural Nipo- de Registro (Bunkyo), além de ser diretor Regional do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

À frente da Uces, fortaleceu a solidariedade entre as associações nipo-brasileiras localizadas na região sudoeste do Estado de São Paulo, dedicando-se à revitalização de cada uma das associações. Ajudou a resolver as questões que as associações da Federação possuíam, construindo formas de auxílio para que cada uma pudesse melhorar as suas estruturas e ampliar os seus eventos, além de, distribuir e ajustar os eventos das associações de forma planejada, criando uma estrutura para que a Federação pudesse colaborar.

Em 2006, fundou Federação das Entidades Nikkeys do Vale do Ribeira (Fenivar), contribuindo para a revitalização das atividades das associações nipo-brasileiras da região. Além disso, durante sua atuação como presidente do Bunkyo de Registro (de 2001 a 2004), foi inaugurado o Memorial da Imigração Japonesa Vale do Ribeira e construída a atual sede do Bunkyo de Registro, em estilo japonês.

Em 2003, Yamamura presidiu a Comissão Organizadora dos 90 anos da Colonização Japonesa em Registro e em 2013 foi presidente da Comissão do Centenário da Colonização Japonesa em Iguape, Registro e Sete Barras. Na ocasião, foram inaugurados: sede da Associação Desportiva Cultural Nipo-Brasileira de Sete Barras – Bunkyo de Sete Barras, novo espaço para Nihongogakko e cozinha no Bunkyo de Registro, reforma da sede do Bunkyo de Iguape e do ginásio de esportes da Associação Cultural e Esportiva de Registro – Acer

Em 2020 foi condecorado pelo governo japonês com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata do segundo ano da Era Reiwa e em 2018 recebeu o diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão do 30º Ano da Era Heisei.

Yamamura com representantes de associações da Sudoeste

Repercussão – A comunidade nikkei lamentou seu falecimento. O vice-presidente da Uces, Silvio Furukawa, de Vargem Grande Paulista, deu um depoimento bastante emocionado ao Nippon Já sobre a importância de Toshiaki Yamamura para a comunidade nikkei. “A Uces se despediu de seu maior líder. Yamamura-san presdiiu a Uces por 12 anos sempre com muita competência e muita sabedoria. Eu, em particular, além de um grande líder, me despedi também, de um grande mestre e de um grande amigo”, disse Furukawa, lembrando que, ultimamente, devido aos cargos que ocupavam – Toshiaki Yamamura, presidente, e ele, vice-presidente da Uces –  teve oportunidade de estar próximo a ele em eventos, em reuniões e em viagens.

“E toda vez que estava com ele, ele sempre tinha algo novo para me ensinar. Sempre teve. E quando não tinha nada para ensinar, tinha pelo menos uma piada nova que contava”, afirma, acrescentando que “o Yamamura-san tinha como uma de suas principais marcas o seu bom humor”. “Ele sempre estava muito bem humorado, ele conquistava sua liderança sempre com muita diplomacia, Sabia como ninguém lidar com entidades e com pessoas. Nunca mediu esforços para resolver problemas dos outros, sejam pessoas físicas, sejam pessoas juridicas. E como ele  morava em Registro, geralmente tinha que percorrer viagens longas e em 12 anos de presidência, ele nunca se queixou de que era longe, que gastava tempo, que gastava combustivel, nunca reclamou disso. Fazia sempre com muito carinho e com muito amor. Ele era um presidente que fazia certo as coisas certas. Por isso é considerado por todos o nosso grande líder”, concluiiu Silvio Furukawa.

Para o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, “Toshiaki Yamamura foi um incansável cultivador das tradições japoneses e tinha convicção de que com a transmissão desta cultura poderia contribuir para a construção de um Brasil cada vez melhor”.

 

Um grande amigo – Para o atual presidente do Bunkyo de Registro, Irineu Makoto Kawajiri, “foi uma grande perda para a comunidade nikkei do Vale do Ribeira e região Sudoeste”. “Um grande amigo que sempre estava disposto a ouvir e orientar não só as atividades do Bunkyo mas também assuntos de ordem pessoal. Batalhador, sempre à frente de novas idéias com garra para realizações com sucesso. Enfim, uma pessoa que vai fazer muita falta para a comunidade nikkei do Vale do Ribeira e região Sudoeste”, destacou Makoto.

Toshiaki Yamamura deixa a esposa, Sra Junko,  os filhos (Lincoln Takeshi, Celina Yumi, Patrícia Mari e Marcos Toshio), netos e nora.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img