Perfil da NTT Ltd. (Brasil) | Nome oficial: NTT Ltd. Localização: São Paulo Ano de estabelecimento: 2019 Número de funcionários: mais de 1000 Atividade comercial: serviços de TI. |
Mesmo com as condições adversas impostas pela pandemia, as companhias nikkeis no Brasil prosseguiram suas atividades com resiliência. No atual cenário, onde a pandemia recua gradativamente, está nascendo a demanda por novos padrões de valor, que tem como objetivo alcançar a sustentabilidade, e é neste contexto que será introduzida a série de artigos “O Agora das Companhias nikkeis no Brasil”.
Nesta nona edição, o entrevistado foi Shinsuke Mizumori, vice-presidente JMNC-LATAM, NTT Ltd. A companhia, com sede em Londres, foi criada em 2019 através da integração de 31 empresas, incluindo a NTT Communications, Dimension Data e NTT Security, e mantém uma história com o Brasil, desde 1974, quando estabeleceu a sua representação empresarial na cidade de Brasília: depois passou para Rio de Janeiro e hoje fica em São Paulo. A NTT Ltd. combina os serviços que a NTT Communications já vinha trabalhando ao longo dos anos e os pontos fortes de outras empresas, fornecendo serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil e no mundo.
2% dos funcionários são de nacionalidade japonesa
A NTT Ltd. foi estabelecida em 2019 através da integração de 31 empresas irmãs, com o propósito de unificar a marca e reforçar a competitividade global. A companhia divide o continente americano em duas grandes regiões: a América do Norte e toda a região coberta do México para o Sul do continente (LATAM). O Brasil se enquadra na LATAM. A NTT Ltd. no Brasil é tão importante quanto nas outras regiões do mundo, com um crescimento médio de 30% ao ano nos últimos oito anos.
A companhia tem cerca de 40.000 funcionários em escritórios espalhados por mais de 70 países. No Brasil, possui mais de 1.000 funcionários, sendo 2% japoneses. Quando as empresas se uniram, houve não apenas a combinação dos trabalhos que cada uma fazia, mas também a integração das respectivas culturas empresariais. Assim como os imigrantes contribuíram para o desenvolvimento da sociedade brasileira, a companhia evoluiu combinando os pontos fortes provenientes de cada empresa. Os clientes da companhia são majoritariamente pessoas jurídicas.
Prestação de serviços adaptados ao ambiente brasileiro
Com o terceiro maior centro de dados do mundo, as soluções de TI da companhia são completas e de nível global, desde a infraestrutura até as aplicações. As soluções de redes de comunicação também oferecem uma variedade de serviços, como computação em nuvem e serviços de gestão. No Brasil, a companhia é capaz de realizar desde a consultoria sobre as necessidades do cliente até o fornecimento contínuo de serviços de gerenciamento para manter um ambiente altamente satisfatório. Isso está servindo de base para o crescimento futuro da companhia. A expansão da companhia após a integração está acelerando o crescimento do negócio no Brasil.
A marca NTT, famosa no Japão, possui cerca de 500 clientes no Brasil, entre eles as principais entidades dos mais variados segmentos de negócios. Apesar de não fazer uma distinção entre o nikkei e o não nikkei na hora das negociações, o vice-presidente Mizumori, que também é responsável pela supervisão das empresas afiliadas ao Japão na América Latina, diz que “o fato de a comunidade japonesa estar enraizada na sociedade brasileira, incluindo a presença de funcionários nikkeis na empresa, é uma grande ajuda”.
Enquanto em muitos países é possível transferir diretamente a tecnologia e os serviços bem sucedidos desenvolvidos no Japão, no Brasil isso é mais difícil de implementar, devido às diferenças de tributação, além da necessidade de atender as demandas específicas do Brasil. Assim, a empresa presta seus serviços no padrão global, com algumas adaptações para o mercado brasileiro.
O reconhecimento como um bom ambiente para se trabalhar no Brasil
Nos últimos anos, a empresa tem sido reconhecida anualmente como um bom ambiente para se trabalhar no Brasil por uma empresa de consultoria (Great Place to Work). No ano passado, a empresa ficou em 20º lugar entre as empresas de São Paulo e em 58º lugar entre as empresas de TI de todo o Brasil. Para tornar mais confortável o estilo de trabalho híbrido pós-pandemia, o novo escritório no bairro do Morumbi, São Paulo, também foi inaugurado com a intenção de oferecer aos funcionários um espaço mais confortável do que o ambiente doméstico, com uma bela vista dos andares superiores e com um modelo típico de co-working que oferece serviços em nuvem.
Há poucas empresas no mundo que fornecem serviços de TI a nível global, utilizando os pontos fortes de várias empresas. Isso tem atraído a atenção e o número de clientes aumenta todos os anos no Brasil também. A oferta por parcerias e alianças também aumentaram e, no ano passado, a empresa recebeu o crédito de “melhor parceria” no Brasil, entre outras, pela multinacional Cisco, o que constitui um reconhecimento do valor social da empresa.
NTT Academy: promovendo o emprego
Durante a pandemia, quando a demanda por profissionais de TI aumentou, nasceu a ideia da empresa de formar uma gama mais ampla de profissionais de TI através da NTT Academy e do Programa IT for Girls. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, no ano passado, havia apenas 53 000 profissionais formados em áreas técnicas, num total de 159 000 postos de trabalho no setor, e um inquérito nacional revelou que as mulheres representavam apenas 20% do total de profissionais. Em cooperação com fornecedores e ONGs, a empresa concentra-se na educação e no emprego na área de TI, proporcionando treinamento e certificados gratuitos a pessoas com dificuldade financeira. Mais de 8 mil pessoas que já participaram do curso estão aptas a encontrar um emprego no mercado de TI graças à preocupação social da companhia no Brasil. Recentemente, a NTT lançou a segunda edição do Programa IT for Girls, que deve atingir mais de 3.000 mulheres.
Reportagem: Tomoko Oura