Não é de agora que os pratos da culinária japonesa têm ganhado o paladar de países ao redor do mundo. Além do tradicional sushi, cuja base é o arroz, outras iguarias se destacam, especialmente os que levam macarrão, como ramen, udon e sobá.
Além de apresentar uma culinária saudável e saborosa, o Japão é, também, singular em sua criatividade, criando variações em suas próprias tradições. A invenção da vez que ganhou destaque foi a mistura do sobá com sanduíche, acompanhado de tempurá, denominado “Tempura Soba Sand”.
O exótico prato é comercializado pelo restaurante Tsukumo Sandwich, especializado em sanduíches e obentô (marmitas japonesas) localizado no bairro de Asakusa, em Tóquio. A criação gastronômica foi resultado de uma parceria com outro restaurante especializado em sanduíches – o Eat Me Sanwich, da província de Tochigi.
Desde o lançamento da collab no dia 22 de agosto, o inusitado lanche chamou a atenção de muitos japoneses. A procura é tão grande a ponto de esgotar. Os clientes precisam acompanhar o perfil no Twitter do Tsukumo Sandwich para checarem se há lanches disponíveis.
Recheio divertido – O sanduíche vem bem recheado, com sobá, tempurá de vegetais (kakiage) e de camarão, pimenta shichimi, cebolinha e beni shoga (conserva de gengibre) com preço de 650 ienes (cerca de R$25,26).
Além da degustação diferenciada, o que mais desperta a curiosidade para experimentar o Tempura Soba Sand é a causa social por trás do prato. Cada sanduíche vendido entra como ajuda em uma ação social.
O projeto foi desenvolvido por Kenichiro Usui, presidente do U.RAKATA. Através de suas experiências como presidente de grande rede internacional de restaurante (Katsuya), decidiu apoiar o Tsukumo Sandwich, que é uma franquia do UQ Holdings.
Dentre os objetivos da holding estão a inclusão de colaboradores com distúrbios de neurodesenvolvimento (como transtorno de espectro autista, do déficit de atenção/hiperatividade entre outros), promovendo a integração social delas.
Pão, macarrão soba e tempurá podem parecer uma combinação desarmoniosa. Mas por que não experimentar se você pode ter uma vivência culinária extraordinária ajudando uma ação social?
(Lika Shiroma)