Uma comitiva da cidade japonesa de Izumisano, co-irmã de Marilia, está desde ontem em Marília para participar do 20° Japan Fest, evento de cultura japonesa que acontece até este domingo, no Nikkey Marília.
Chefiada pelo secretário municipal de Educação de Izumisano, Shinya Oku, a delegação japonesa é integrada ainda por Eiji Nakashita (supervisor da Polícia e Gerente do Departamento de Colaboração Cívica) e Takashi Takeda (assessor Especial do Gabinete do Secretário Municipal da Educação de Izumisano).
Ontem, eles conheceram as instalações da fábrica Sasazaki, onde foram recepcionados pelo presidente executivo e do Conselho de Administração, Leonardo Sasazaki. Lá, eles visitaram o Museu e almoçaram no local.
A agenda incluiu ainda uma visita à Prefeitura, onde foram recebidos pelo prefeito Daniel Alonso.
Hoje, eles fizeram visitas técnicas a instituições de ensino e à noite participam da Cerimônia de Abertura do 20° Japan Fest.
Na oportunidade, os organizadores prestarão uma homenagem ao prefeito de Izumisano, Hiroyasu Chiyomatsu.
O acordo de irmandade entre as duas cidades foi oficializado em 2018, quando uma missão oficial do Nikkey Clube de Marília, que contou com o então, presidente Keniti Mizuno, com o deputado federal, Walter Ihoshi e com o prefeito Daniel Alonso, esteve o Japão.
Izumisano tem uma população superior a 100 mil habitantes (segundo levantamento de 2015 eram exatos 100.966 moradores), com área de 54,30 quilômetros quadrados e densidade populacional de 1,8 mil habitantes por quilômetro quadrado, tendo recebido o estatuto de cidade em 1º de abril de 1948.
Além de Izumisano, Marília também mantém convênio de cidade-irmã com Higashihiroshima desde 1980.
(Aldo Shiguti)