Com público de 15 mil pessoas, Kibô-no-Iê celebra sucesso da 44ª Festa do Verde

Organizadores, dirigentes, autoridades e convidados durante a cerimônia de abertura da 44ª Festa do Verde da Kibô-no-Iê – Aldo Shiguti

A Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê realizou nos dias 28 e 29, em sua sede, em Itaquaquecetuba (SP), a 44ª edição da Festa do Verde. Em dois dias, o evento recebeu mais de 15 mil pessoas e mobilizou cerca de 2.600 voluntários. A Festa do Verde é considerado o principal evento realizado pela Kibô ao longo do ano com o intuito de arrecadar recursos para a manutenção e melhoria da instituição. Somados, os eventos representam cerca de 25% do faturamento da Kibô.

Com sede em Itaquaquecetuba (Região da Grande São Paulo), a Kibô abriga atualmente 68 adultos de diversas faixas etárias – sendo 65 em regime de internato e 3 no Centro de Convivência – todos com algum tipo de deficiência intelectual e alguns, física. Entre as deficiências estão síndrome de Down, paralisia cerebral, distrofia muscular progressiva e outras doenças relacionadas a fatores genéticos ou adquiridos.

Conforme salientou a presidente Dirce Shimomoto em seu discurso na cerimônia de abertura, no domingo, “são pessoas que nos ajudam a evoluir e aprender o que é o amor solidário, o amor fraterno”. E ressaltou que não é fácil manter uma instituição do porte da Kibô, com 100 funcionários. Segundo ela, as despesas giram em torno de mais de 400 mil reais por mês.

“Quem tem um deficiente intelectual ou idoso em casa sabe como é difícil o cuidado e o custo que é para cuidar com dignidade, oferecer autonomia e uma qualidade de vida. E a Kibô tem trabalhado em prol dos nossos residentes”, explicou Dirce Shimomoto, que destacou também a importância de escolher bem os representantes nessas eleições municipais.

“Nesse final de semana nós vamos eleger os nossos representantes na Câmara Municipal e na Prefeitura. E o vereador é responsável por fazer leis, por aprovar contas e cuidar do nosso dinheiro. Então, ele é nosso representante e que todos, por favor, votem com consciência”, disse ela, que agradeceu o apoio dos vereadores George Hato, Aurélio Nomura e Rodrigo Goulart, em São Paulo, e do vereador Cesinha, em Itaquaquecetuba, além do deputado estadual Márcio Nakashima,”que também é parceiro da Kibô”.

Presidente da Comissão Organizadora, Marie Suzuki Fujisawa agradeceu os cerca de 2600 voluntários que participaram da festa nos dois dias. E pediu para que o público olhasse com muito carinho para quem estivesse trabalhando nos 64 núcleos. “Todos eles são voluntários”, frisou.

Para o cônsul Taku Ichiyama, “o trabalho, a dedicação e a competência da Kibô-no-Iê são amplamente conhecidos pela comunidade nikkei e pela sociedade brasileira, que sempre contribuem com doações e participam ativamente nos eventos promovidos pela instituição”. “Para o governo do Japão será sempre uma honra colaborar com a Kibô-no-Iê”, concluiu o cônsul.

Orgulho – Para o vereador Aurélio Nomura, “a Festa do Verde é um grande marco que merece todo nosso apoio”. “Além de passar um dia agradável,  você ainda sai com a certeza de estar praticando o bem, pois está ajudando uma instituição extremamente importante e que tem trabalhado muito nessa questão da humanização dos internos”, destacou o parlamentar.

“Aqui é como se os residentes estivessem em suas próprias casas, tamanho é o carinho e os cuidados com que são tratados”, disse Nomura, afirmando que “nós precisamos cada vez mais trabalhar e estimular instituições como a Kibô, porque ela é uma grande referência e um grande orgulho para todos nós”.

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img