Cerimônia marca inauguração do novo busto de Umpei Hirano

Inauguração do novo busto de Umpei Hirano contou com uma comitiva de Cafelândia

A Associação Cultural Agrícola e Esportiva Hirano, com apoio da Associação dos Shizuoka Kenjin do Brasil, realizou, no dia 30 de julho, cerimônia de inauguração do novo busto de Umpei Hirano, fundador do 1º Núcleo Japonês no Brasil, em Cafelândia (SP). É o terceiro busto que é inaugurado na praça que leva o nome de Umpei Hirano – próxima à Avenida do Estado, no bairro do Cambuci, zona Sul de São Paulo. As duas imagens anteriores haviam sido roubadas. A última, feita de resina misturada com pó de mármore, havia sido inaugurada há apenas quatro anos, em 2019, com a presença do então cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, em substituição à primeira, feita de bronze. A atual é de concreto.

Do município paulista de Cafelândia (SP), onde está localizada a Colônia Hirano – fundada por Umpei Hirano em 03 de agosto de 1915 – vieram cerca de 30 pessoas, entre elas o presidente da associação, Shigueru Shiguematsu; o presidente da Câmara Municipal de Cafelândia, Paulo Cesar Nunes Anzai; o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cafelândia, Aldo Massato Yamamoto e o presidente da Associação Cultural e Esportiva do Bairro de Tangará, Setsuo Takimoto, entre outros 

Em seu discurso, Shiguematsu agradeceu a presença dos convidados e destacou a importância do novo busto para os moradores da Colônia Hirano.

Novo busto de Umpei, o 3º

Gratidão – “Trata-se de um momento que prestamos a nossa homenagem, com muita gratidão, ao fundador da Colônia. Nesta ocasião, em comemoração aos 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, sentimo-nos honrados com a bravura, sacrifícios, lutas e perseverança dos nossos antepassados que não mediram esforços para o engrandecimento do Brasil”, explicou Shiguematsu que, em nome da Associação Cultural Agrícola de Esportiva Hirano, agradeceu a cidade de São Paulo por abrigar o busto e também a maior comunidade nikkei do país.

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img