Centro Esportivo Vila Manchester inaugura cobertura de quadras de gateball

Carrão Kyoyu, que sagrou-se campeã do 38º Campeonato Brasileiro de Gateball em maio

O clube de gateball Carrão Kyoyu, localizado dentro do Centro Esportivo Vila Manchester (na zona Leste de São Paulo), administrado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo (Seme), inaugurou no último dia 25, a cobertura de duas das cinco quadras do complexo do CEE Vicente Ítalo Feola.

Participaram da cerimônia o secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Carlos Augusto Manoel Vianna , o Cacá Vianna; o vereador George Hato (MDB) – que destinou emenda no valor de quase R$ 1 milhão para as obras –; o presidente da Associação Okinawa Vila Carrão, Mario Tadashi Ueta Uehara; o vice-presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB), Rui Chibana; o diretor de Relações Públicas da União dos Clubes de Gateball do Brasil (UCGBB), Hélio Nakamura; o presidente do Carrão Kyoyu Gateball, Fumiaki Ishikawa; o subprefeito de Aricanduva/Formosa/Carrão, Rafael Dirvan Martinez Meira; o assessor parlamentar do vereador Aurélio Nomura, Alessandro Kikuchi e a diretora do Centro Esportivo Vicente Ítalo Feola, Elaine Correia.

Além da cobertura de dois campos, o recurso contemplou ainda a revitalização da iluminação  e obras no sistema de captação de água para reuso.

Esporte fascinante – Em seu discurso, o presidente do Carrão Kyoyu Gateball, Fumiaki Ishikawa, lembrou que a cobertura era um sonho antigo e que beneficiará cerca de 150 praticantes que utilizam o espaço, sendo o mais novo com 12 anos e o mais idoso, com 97 anos de idade. “Com a  cobertura e a iluminação será possível praticarmos nos períodos da manhã, tarde e, agora, à noite, o que certamente contribuirá para a popularização deste esporte tão fascinante”.

Diretor de RP da UCGBB, Hélio Nakamura explicou que a entidade representa aproximadamente 150 clubes em todo território brasileiro e que o Carrão Kyoyu ocupa um papel de destaque no cenário nacional. Segundo ele, em maio, a equipe da Zona Leste sagrou-se campeã geral do 38º Campeonato Brasileiro de Gateball, competição realizada no Estádio Municipal Manoel de Souza Ramos, na cidade de Assis Chateaubriand (PR), com a participação de 82 times.  Além disso, conta, o time tem muitos jogadores jovens.

Fumiaki Ishikawa, presidente do Carrão Kyoyu Iniciativa aumentará número de praticantes

Incentivo – De acordo com o dirigente, São Paulo conta atualmente com 15 locais para a prática da modalidade. Desses, cinco são cobertos: Ibirapuera, Vila Guarani, Carrão, Butantã e Vila Alpina. Segundo suas estimativas, o Brasil tem atualmente cerca de 10 mil praticantes, mas apenas 2 mil são filiados. Para Nakamura, a cobertura deve incentivar para que mais pessoas usufruam do espaço público.

Passo adiante – Em sua fala, o presidente da Associação Okinawa Vila Carrão, Mario Tadashi Ueta Uehara lembrou que “a história da Vila Carrão está intrinsecamente ligada à história dos primeiros imigrantes japoneses que escolheram essa terra como seu novo lar”. “Eles construíram suas casas, estabeleceram suas famílias e seus negócios, deixando um legado de trabalho árduo, determinação e cultura que continua a nos inspirar até os dias de hoje”, explicou, acrescentando que “o campo de gateball sempre foi um ponto de destaque em nossa comunidade, um lugar onde nossos avôs e avós agora aposentados se reúnem para se manterem ativos, tanto no aspecto físico quanto mental, enquanto cultivam novas amizades em um ambiente de tranquilidade e segurança”

“A pandemia trouxe desafios inesperados, interrompendo muitas de nossas atividades esportivas. No entanto, como uma verdadeira demonstração de resiliência, testemunhamos não apenas nossos idosos retornando ao campo de gateball após esses tempos difíceis, mas também a adição de jovens entusiastas a essa prática. Isso é um testemunho da importância desse espaço para a nossa comunidade e de como ele transcende as gerações”, afirmou Mario Tadashi, destacando que “a inauguração desta cobertura representa um passo adiante em nossa jornada”. 

“Ela trará comodidade e, mais importante, segurança para todos os praticantes do gateball, que neste ano completa 40 anos”, observou. E concluiu: “Que esta nova cobertura do campo de gateball seja um símbolo de nosso compromisso contínuo com a preservação do clube e da nossa herança cultural e com o fortalecimento dos laços que nos unem como comunidade”.

Vice-presidente da AOKB, Rui Chibana observou que a prática de esportes traz benefícios para os seus praticantes, contribuindo para melhorar a saúde mental dos idosos.

Qualidade de vida – Autor da emenda, George Hato destacou que o gateball, assim como os demais esportes, ajudam a prevenir doenças. “E vamos fazer com que São Paulo seja a capital do esporte”, disse, afirmando que é muito grato ao prefeito Ricardo Nunes pois “ele está atendendo nossos pedidos para fortalecer os esportes em São Paulo”. “Como médico, sei dos benefícios que as atividades físicas trazem para seus praticantes e é meu compromisso investir no esporte”, afirmou George Hato.

O secretário Cacá Vianna também elogiou o prefeito Ricardo Nunes explicando que o chefe do executivo “vem trabalhando incansavelmente pra que a gente possa qualificar esses espaços que são os verdadeiros espaços de saúde”. “Quanto mais pessoas a gente estiverem num centro esportivo, menos pessoas a gente terá dentro das nossas UBSs, dos nossos hospitais”, disse o secretário, acrescentando que “aqui a gente está fazendo uma grande transformação, renovando a piscina que também que é um grande equipamento esportivo que qualifica muito a saúde da nossa população, e em breve vamos trocar a grama sintética do campo”. “Ou seja, estamos fazendo um grande investimento no esporte pra que a gente traga qualidade de vida pra nossa população que é esse o objetivo da gestão do prefeito Ricardo Nunes”, afirmou Cacá Vianna.

Secretário municipal de Esportes, Cacá Vianna, e o vereador George Hato descerram placa

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img