Castelo japonês em Campos do Jordão (SP) encanta público com itens especiais

Um castelo japonês tem despertado o interesse de turistas e moradores da cidade de Campos do Jordão, no interior paulista. Denominado Toyamajo, o local foi inaugurado em maio de 2021 e toda a concepção e construção trata-se de um projeto particular de um casal baiano, motivado por um sonho de um imigrante japonês que passou por gerações até ser idealizado.

O responsável pelo castelo é Toyoo Watanabe. Tem 77 anos, nasceu no Japão e veio para o Brasil quando tinha apenas 7 anos. “Foi em 1951 no navio Americamaru”, recorda. Ele e sua família chegaram em uma colônia japonesa na cidade de Una, na Bahia, e posteriormente se estabilizaram na Colônia JK da cidade de Mato de São João. Estudou engenharia elétrica na Universidade Federal da Bahia e trabalhou em diversas grandes empresas, como na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), na Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e no Banco do Brasil. E em tempos vagos se dedicou para estudar assuntos relacionados a terapia em geral com destaque na técnica de massagem shiatsu e psicanálise. Atualmente ele mora no Salvador com sua esposa, Adaides.

Era 2016 quando visitou Campos do Jordão, influenciado pela sua esposa que já havia viajado para São Paulo algumas vezes. Foi quando o casal teve a oportunidade de conhecer um terreno e Watanabe relembrou de uma “historinha” que seus pais contavam para ele: seus ancestrais sonhavam em construir um castelo para a família. “Senti como se o meu avô tivesse falado comigo naquela hora”, conta ele. Segundo Adaides o terreno era abandonado e descuidado, pensando que seria melhor procurar um outro terreno para investir. Mas o marido a convenceu, dizendo que o tornaria bonito com suas próprias mãos. Mesmo com poucos recursos decidiram investir para que ali fosse construído o castelo do sonho da família Watanabe depois de gerações. Adaides movida pela determinação do marido, também auxiliou com a sua economia de décadas. E, finalmente, em maio de 2021 o castelo Toyamajo foi inaugurado. O nome do local veio da terra de origem dos seus ancestrais Toyama, e “-jo” que significa “castelo”.

Aberto à visitação pública, o local possui na área térrea uma exposição de artigos relacionados à cultura japonesa, como placas explicativas e uma reprodução dos quartos tradicionais japoneses com futon. A responsável por organizar essa exposição é a própria Adaides. “Por eu não ser descendente japonês, tudo da cultura japonesa é diferente e encantador para mim”, conta ela. Costumes e hábitos japoneses que para o marido era normal, chamou a atenção de Adaides e, então, decidiram aproveitar de sua percepção para compartilhar as curiosidades e proporcionar experiências e contato com a cultura japonesa para os visitantes do castelo também. Os artigos expostos foram todos adquiridos pela Adaides e, acrescentam, ainda estão aceitando doações de mais artigos. No segundo piso do castelo há uma vendinha de produtos orientais, como kokeshi, maneki neko e daruma.

Com a determinação de Toyoo e o apoio de Adaides, ambos acabaram de concretizar um sonho herdado por gerações. Sobre próximos objetivos, contam que desejam divulgar a cultura japonesa para mantê-la na sociedade brasileira. Toyoo diz ter descoberto o prazer de explicar sobre a sua cultura atuando como guia no Toyamajo.

O castelo fica aberto para visitas das 9 às 17h20, de segunda a domingo, no Rua Sete, 176, Descansópolis, Campos do Jordão – SP. O ingresso para a entrada é de R$20,00 e se adquire no local. Caso queira ser guiado pelo próprio Toyoo Watanabe, consulte sua agenda através do telefone: (12) 99686-5560. Fotos do castelo estão disponíveis no Instagram: @castelojaponestoyamajo.

Veja mais detalhes do local: https://www.instagram.com/tv/CZFnnqSLc5W/?utm_source=ig_web_copy_link

(Lika Shiroma)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img