Câmara Municipal de Curitiba celebra os 115 anos de imigração japonesa

Evento homenageou 33 entidades que exercem importante papel de manter viva as tradições – Rodrigo FonsecaCMC

A Câmara Municipal de Curitiba realizou, no dia 19 de junho, uma sessão solene em homenagem aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil. A iniciativa da solenidade foi do vereador Nori Seto (PP) e teve como mestre de cerimônias Maria Helena Uyeda. Compuseram a mesa: vereador Nori Seto, proponente da homenagem; Keiji Hamada, cônsul-geral do Japão em Curitiba; Rodolpho Zannin Feijó, assessor de relações internacionais da Prefeitura de Curitiba, representando o prefeito Rafael Greca; Maria Victoria, deputada estadual; vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade); Laura Tamaru, representando o deputado federal Luiz Nishimori; Luiz Oyama, desembargador; e o fundador das farmácias Nissei, Sérgio Maeoka. Os presentes ouviram os hinos nacionais do Brasil e do Japão.

Na ocasião, foram homenageadas 33 entidades que exercem importante papel e mantêm vivas as tradições japonesas em Curitiba.

Olhos radiantes – O vereador Nori Seto, proponente da homenagem, lembrou que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil no dia 18 de junho de 1908. “Foram, ao todo, 781 japoneses que chegaram a este país com os olhos radiantes e com o sonho de um futuro melhor. Uma jornada difícil, mas, com o passar dos anos e por meio de muito trabalho, esforço, dedicação, superação resiliência, suor e lágrimas, conseguiram conquistar uma vida mais digna para suas famílias e contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, disse o vereador. Ele esclareceu que o objetivo da solenidade não era somente o de celebrar esses imigrantes pioneiros, mas também exaltar instituições e pessoas que, em tempos modernos, contribuíram para a construção dessa história. 

Proponente da homenagem, Nori Seto exaltou os pioneiros

Relações bilaterais – De acordo com o vereador, que é filho do desenhista Cláudio Seto, os japoneses começaram a se instalar em Curitiba no ano de 1912, mas, até 1941, a comunidade era ainda muito pequena. “Durante a Segunda-Guerra, a única sociedade de japoneses na cidade foi fechada pelo DOPS [Departamento de Ordem Política e Social] e, mesmo após 1945, os japoneses sentiam receio de se reunir para promover sua integração. Foram criados, posteriormente, o Tomonokai, o Uberaba Seinenkai, a Sociedade Esportiva Cultural e Beneficente Glória, em 1948, e também a União dos Gakusseis de Curitiba, em 1949”, disse o vereador. De acordo com ele, com o passar do tempo, outras entidades foram criadas e se tornaram pontos de difusão da cultura nipônica para todo o Brasil.

Seto disse que Curitiba teve ao todo 9 vereadores de origem japonesa, sendo que 6 puderam comparecer ao evento. “Foram pessoas abnegadas que colocaram seus nomes à disposição para o ingresso na vida pública e trabalharam muito pelo desenvolvimento da cidade. Foram eles: Nobutero Matsuda, Hidekazu Takayama, Jorge Yamawaki, Julio Ando, Italo Tanaka e Rui Hara. Os ex-vereadores Professor Matsuda e Geraldo Yamada, bem como Cássio Taniguchi, o primeiro prefeito nikkei de uma capital brasileira, não puderam comparecer em virtude de compromissos anteriormente agendados”. Ele concluiu dizendo que a homenagem também foi realizada com o intuito de destacar os resultados das relações bilaterais e da colaboração entre o Brasil e o Japão. 

Virtudes – Keiji Hamada, cônsul do Japão em Curitiba, disse que os imigrantes que aqui se estabeleceram mostraram virtudes valiosas, tais como diligência e honestidade, construindo uma comunidade nikkei sólida e próspera no Brasil. Para ele, é gratificante ver os nikkeis se desenvolvendo em várias atividades. “Agradeço à Câmara Municipal de Curitiba pelo apoio na organização dos eventos e desejo que haja um intercâmbio cada vez mais ativo entre as cidades de Curitiba e Himeji”, declarou. O cônsul garantiu que o consulado do Japão em Curitiba também continuará colaborando de todas as formas possíveis para que este vínculo prospere.

Fonte:  Câmara Municipal de Curitiba

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img