O Bunkyo de Mogi das Cruzes recebeu no último final de semana (dias 28 e 29 de julho) a comitiva japonesa da cidade-irmã Seki, representada pelo prefeito de Seki, Kenji Ozeki, o presidente da Câmara de Seki, Masayoshi Miwa, o vereador de Seki, Masahiro Adachi, o vice-secretário geral da Câmara de Seki, Norihito Matsuda e o servidor da Secretaria de Cidadania da Prefeitura de Seki, Shinya Nagao.
As autoridades japonesas foram recepcionadas na sede do Bunkyo, em um jantar na sexta-feira à noite (28), que reuniu membros da diretoria da associação e autoridades municipais: o prefeito Caio Cunha, a vice-prefeita Priscila Yamagami, o presidente da Câmara, Marcos Furlan, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Pedro Komura.
No sábado (29), a comitiva cumpriu agenda oficial em empresas de Mogi das Cruzes que apóiam o Bunkyo de Mogi das Cruzes, conheceu projetos sociais da prefeitura municipal e pontos turísticos japoneses, como o Casarão do Chá. Um dos momentos mais marcantes da visita foi a entrega da outorga de título de Cidadão Mogiano ao prefeito de Seki, que desde 2011, quando eleito, atua na coordenação do município japonês.
Segundo o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, Seki é cidade-irmã mais antiga de Mogi, e neste ano, completam 54 anos de relações internacionais diretas. O tratado foi assinado em 1969 entre as duas cidades. “É um relacionamento muito importante para as atividades da comunidade japonesa no município, pois existe uma troca de experiências e cooperação para projetos em parceria”, avalia Frank Tuda.
Ele explicou que este é o segundo encontro neste ano com a comitiva japonesa. Em maio, diretores do Bunkyo de Mogi das Cruzes, juntamente com empresários nikkeis da cidade e autoridades municipais, estiveram no Japão para cumprir agenda oficial. “Apesar de ter sido uma visita rápida, já que a comitiva teve que retornar ao Japão no domingo (30), foi uma experiência muito positiva, com muito aprendizado, e agora tivemos a oportunidade de retribuir toda a hospitalidade que recebemos quando estivemos por lá”,frisou o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes.