O Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – programou um Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa – especial para celebrar os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Em sua 17ªedição, o Festival, que acontece neste final de semana (17 e 18), na sede da entidade, na Rua São Joaquim, 381, no bairro da Liberdade em São Paulo, vai celebrar a chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil com programação intensa de shows, exposições culturais, Miss Nikkey, Concurso de Cosplay e muito mais.
Nesta edição, o Bunka Matsuri retoma o formato presencial e é uma iniciativa do Comitê Jovem do Bunkyo, sob coordenação geral de Patricia Takehana. Segundo ela, “os últimos anos foram desafiadores e, ao mesmo tempo, trouxeram muitos aprendizados com a pandemia”. “Agora é o momento de retornarmos à nossa casa, o Bunkyo, com o Bunka Matsuri e homenagear os primeiros imigrantes japoneses, com uma programação repleta de atrações”, diz, lembrando que a edição passada foi realizada no Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque (SP).
Com público estimado em 20 mil pessoas, o evento inova e apresenta uma programação intensa e plural, com atividades para toda a família vivenciar a cultura japonesa. Confira as principais:
Homenagem aos imigrantes Hakujusha (99 anos) – O “Hakujusha Hyoushou” é um dos eventos realizados em comemoração ao Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil e tornou-se um ritual de profundo significado para os pioneiros e seus familiares, ao homenagear os imigrantes de 99 anos.
Sábado – Grande Auditório – a partir das 09 horas
Dia Internacional do Nikkei – Comemoração dos nikkeis; data alusiva à chegada do primeiro grupo que imigrou do Japão para o Havaí, em 1868. Neste ano, o evento destaca convidados debatendo temas como arte, gastronomia, cultura pop e o idioma japonês.
Domingo – Salão Nobre – 14:30
Miss Nikkey Brasil – Etapa São Paulo – Pela primeira vez, o Bunka Matsuri apresenta o concurso de beleza que valoriza e destaca a elegância das candidatas descendentes de japoneses.
Sábado – Grande Auditório – 16 horas
Lançamento cultural do filme: “Onde as ondas Quebram” – Circuito cultural de pré-lançamento do filme “Onde as Ondas Quebram” com a exibição da obra e debate com a participação de Laís Miwa Higa (antropóloga), Jorge J. Okubaro (jornalista), Inara Chayamiti (diretora do filme) e mediação da atriz Beatriz Diaféria.
Sábado – Grande Auditório – 19 horas.
Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses – Celebração religiosa em memória aos imigrantes japoneses com o objetivo de honrar e lembrar os antepassados, bem como celebrar a cultura e as tradições japonesas.
Domingo – Grande Auditório – 13 horas
Shows tradicionais e novidades – O Grande Auditório terá apresentações musicais com cantores tradicionais da comunidade, como Joe Hirata, Karen Ito, Isinha Toyota e Takeshi Nishimura, e atrações como taiko, dança clássica japonesa, além de novos talentos nikkeis como Yutaka e Mai Momonuki para embalar o público em dois dias de programação.
O evento contará com exposição e venda de bonsai e orquídeas, workshop de artes marciais, oficinas de culinária e cultura japonesa, venda de livros, praça de gastronomia e bazaristas trazendo artigos japoneses e itens de cultura pop e cosplay.
A entrada é gratuita, com classificação livre.
17º Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa
Dias: 17 e 18 de junho de 2023
Horário: 10h às 19h (sábado) e 10 às 18h (domingo)
Local: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo (metrô São Joaquim)
Entrada gratuita – Livre para todos os públicos
Mais informações:
www.bunkamatsuri.org.br / (11) 3208-1755