
A cerimônia de abertura da 59ª Festa das Flores (Hanamatsuri) será realizada no dia 12, às 10h, na praça em frente à estação de metrô Liberdade, na cidade de São Paulo, organizada pela Federação das Escolas Budistas no Brasil (presidida por Mario Hirofumi Kajihara) e pela Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL, presidida por Danilo Yoshiaki Fujita). O tradicional “desfile das flores”, com uma estátua de Buda Shakyamuni sobre um elefante branco, e a participação de crianças, ocorrerá a partir das 11h.
Um hanamidou (salão das flores) será montado no Jardim Oriental, na rua Galvão Bueno, das 10h às 16h, do dia 7 ao dia 11. Os fiéis podem usar uma concha para polvilhar chá doce na estátua do Buda e depois prestar suas homenagens. A origem desse ato, amacha kake, é uma anedota que diz que, quando Buda nasceu, o kanmuri, uma bebida lendária que supostamente concede imortalidade a quem a beber, caiu do céu.
O Festa das Flores é um evento que celebra o nascimento de Buda. Diz-se que Buda nasceu no século 5 a.C. no jardim de Lumbini, no atual Nepal. Seu aniversário é 8 de abril, e nesta época do ano os templos celebram o nascimento criando “salões de flores” decorados com muitas flores.
Qualquer pessoa pode participar da Festa das Flores, independentemente da religião, e ele é conhecido como um festival para rezar pelo crescimento saudável das crianças e pela segurança no lar.