
I – Produção de obras
Aproveitando os dois anos de isolamento devido a pandemia da Covid-19 o jurista Kiyoshi Harada atualizou várias de suas obras e lançou no mercado outras obras no ano de 2023:
a) Desapropriação doutrina e prática, 12ª ed. pela Editora D`Placido; b) Direito financeiro e tributário, 32ª ed. pela Editora Dialética; c) ISS doutrina e prática, 3ª ed. com previsão para lançamento no início de 2024 pela Editora Dialética; d) IPTU doutrina e prática, 2ª ed. pela Editora D`Placido; e) Direito Tributário Municipal, 5ª ed. pela Editora Max Limonad; f) Imunidade, não incidência e Isenção, 2ª ed. pela Editora Max Limonad;g) Lançamento tributário teoria e prática, 2ª ed. pela Editora Max Limonad; h) Código Tributário Nacional Anotado, 28ª ed. pela Editora Rideel; i) ITCMD doutrina e prática em coautoria com Marcelo Harada pela Editora Max Limonad; j) Coletânea de direito público, Vol. II pela Editora Paginae; k) Nikkei no Brasil, 5ª ed. (coordenador geral) pela gráfica Vox; l) Coletânea de monografia sobre a cultura japonesa, vol. II, pela gráfica Vox.
II – Homenagens recebidas
a) Prêmio pela Carreira no recebido da Rede de Internacional de Excelência Jurídica e Instituto Diplomático Europeu e Sudamericano durante o XIX Congresso Internacional na cidade de Fuchal, Ilha de Madeira, em Portugal, ocorrido em Janeiro de 2023.
b) Homenagem recebida pela comunidade jurídica de Salvador em outubro de 2023 com o lançamento da obra “Kiyoshi Harada, um jurista educador” de autoria do Prof. Antonio Francisco Costa.
III – Eventos
a) Participou de inúmeras sessões da Academia Paulista de Letras Jurídicas e do Conselho Superior de Direito da Fecomércio;
b) Na Condição de Presidente da Comissão organizadora do Concurso de monografias sobre a Cultura Japonesa procedeu a premiação das monografias vencedoras do 5º Concurso, no Salão obre do Bunkyo;
c) Concedeu entrevistas quinzenais no NGT notícias e na TV Record de Campinas abordando temas políticos e jurídicos que preocupam o dia a dia das pessoas;
d) Procedeu a inúmeras lives pelo IBEDAFT que preside com a participação de vários associados abordando temas relevantes e atuais de direito público;
e) Organizou e editou a Revista do IBEDAFT que já alcançou o seu volume de nº VII.
f) Coordenou e promoveu inúmeros debates sobre a Reforma Tributária com a participação de renomados tributaristas e enviou a sua contribuição pessoal ao Relator da Reforma Tributária no Senado, Senador Eduardo Braga, propondo várias emendas modificativas, principalmente, para eliminar as inconstitucionalidades contidas na proposta em discussão.
g) Está organizando e coordenando a obra coletiva sobre “Racismo, Preconceito e Discriminação no Mundo” abordando o tema nos países dos 4 principais continentes: África, América, Ásia e Europa. A previsão de conclusão da obra é para o ano de 2025.
IV Vida familiar
Com o avançar da idade parei de viajar nos finais de semana para participar de Congressos e Simpósios de Direito, passando a dedicar maior atençãol aos familiares. Todos os finais de semana dedico-me à agradável tarefa de curtir meu cinco netos. O mais velho, Felipe, está com 18 anos e estagia no meu escritório, e o mais novo, LUCCA, tem quatro meses. É filho do casal Marcel/Raquel que tem duas filhas.