Era para ser mais um dia normal na vida do brasileiro Jun Wada, morador da cidade de Shimotsuke, província de Tochigi. Ele seguia para hospital, onde teria uma consulta médica, mas tudo mudou durante o trajeto, quando escutou um choro.
“Quando estava esperando para atravessar a rua, escutei uma voz de alguém chorando, quando eu vi era uma menina agachada chorando no meio da rua”, conta Jun.
A reação do brasileiro foi saber o que estava acontecendo com a jovem, mas ao se aproximar a menina saiu correndo em direção a passarela. Jun então decidiu segui seu caminho, quando viu a cena desesperadora.
“Eu vi ela passando para o lado de fora da passarela para pular, eu fui correndo parar os carros e fiquei embaixo dela”, relata.
A movimentação chamou a atenção e logo um guarda do estacionamento do hospital apareceu e conseguiu segurar a jovem. Jun subiu a até a passarela, e os dois conseguiram puxar a menina para o lado de dentro da proteção, até a chegada da polícia.
A ocorrência aconteceu no dia 27 de fevereiro deste ano. Em março, o brasileiro que reside no Japão há 23 anos, recebeu uma homenagem por parte da polícia da cidade, como reconhecimento pelo ato de bravura em salvar a vida de uma pessoa.
“Fiquei feliz demais, não esperava”, disse Jun, que acabou virando destaque na imprensa japonesa.
Após o ocorrido, o brasileiro e a vítima não se encontraram mais e a polícia não divulgou os motivos da jovem em querer tirar a própria vida.
(Silvio Mori)