Virgínia Yumi Oshima, uma paranaense de 52 anos, vem traçando uma trajetória de sucesso e superação no Japão há mais de três décadas. Atualmente, ela ocupa o cargo de Coordenadora de Projetos Multiculturais da Prefeitura de Inuyama, na província de Aichi Ken, e é a primeira mulher a assumir a presidência do Conselho de Cidadãos do Consulado de Nagoya.
Chegando ao Japão com apenas 20 anos, Virgínia tinha conhecimento limitado do idioma japonês, já que seus pais costumavam se comunicar em nihongo com a família. Ao se estabelecer no país, ela precisou reaprender o idioma e enfrentar diversos desafios profissionais ao longo de sua jornada.
Iniciando sua carreira em solo japonês, ela trabalhou em diferentes setores, passando por uma fábrica de solda, empresas de produtos brasileiros e uma empreiteira. Após sua experiência como intérprete e tradutora no Komaki Shimin Byouin, Virgínia ingressou na Prefeitura de Inuyama, onde exerce suas funções há 14 anos.
Além de sua atuação no setor público, a nikkei sempre esteve envolvida em atividades voluntárias na comunidade brasileira. Ela fundou o Latin Kodomo no Kai, uma iniciativa dedicada ao ensino e manutenção do idioma português para crianças brasileiras no Japão, oferecendo aulas e seminários sobre o sistema educacional japonês.
A empreendedora também é cofundadora da Associação de Jovens “Pas à Pas” e, desde 2016, lidera a primeira Cooperativa de Intérpretes Brasileiros no Japão, uma entidade sem fins lucrativos. Diante da crescente demanda por serviços profissionais de interpretação, ela fundou recentemente a empresa Tradutores.JP, que oferece cursos ministrados por especialistas e acadêmicos brasileiros e japoneses.
A dedicação e o empenho de Virgínia têm sido reconhecidos não apenas em sua atuação profissional, mas também na esfera acadêmica e empresarial. Sua filha, nascida no Japão em 1994, seguiu seus passos e tornou-se professora de ciências sociais em um colégio de Toyota.
Como diretora da BBG Brazilian Business Group-Asia, uma filial da entidade dos EUA (Flórida), Virgínia deseja incentivar o espírito empreendedor entre os brasileiros no Japão. Seu objetivo é promover o progresso profissional e a geração de renda, buscando reduzir a dependência de bolsas e ajudas governamentais, e, assim, construir uma comunidade próspera e autônoma.
O exemplo de Virgínia Yumi Oshima é inspirador para toda a comunidade brasileira no Japão, mostrando que com determinação e comprometimento, é possível alcançar posições de destaque e contribuir significativamente para o desenvolvimento da sociedade em que se vive. Afinal, olhar para o próximo é cuidar de si mesmo.