
A comemoração do bicentenário da independência terá uma verdadeira homenagem artística, cultural e esportiva por parte da comunidade. A partir das 9h45, na Avenida da Liberdade, centro de São Paulo, estão programadas apresentações na “Grande Parada Cívica” que prometem encantar o público. De todas as idades, diga-se.
Como manda a tradição dentro dos eventos nipo-brasileiros, 200 integrantes de Rádio Taissô “aquecem” o público com a ginástica japonesa, para, logo em seguida, dar início à parte cerimonial. Estão confirmadas as apresentações da Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, bem como militares do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva), responsáveis pelas entradas das bandeiras do Brasil e dos 26 estados. Já grupos de escoteiros entram com bandeiras do Japão e das 47 províncias.
Fazem parte do cerimonial, além do Exército, a Marinha e Polícia Militar (oficiais e alunos do Colégio Militar), em um verdadeiro ato solene que representa os laços de união e amizade entre Brasil e Japão. Para a realização da parada cívica, uma grande mobilização foi feita na comunidade, pois o projeto é das seis entidades nipo-brasileiras mais representativas: Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil-Japão e Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade).

O ensaio geral, realizado no último domingo (28), deu uma prévia do que o público poderá assistir. Grupos artísticos da comunidade se reuniram para alinhar detalhes como posicionamento, tempo de apresentação e a movimentação. O grande desafio é “estar em movimento”, pois a grande maioria das apresentações acontece em locais sem a necessidade de deslocamento. Mas, se depender da animação e empenho dos grupos, esses detalhes serão “tirados de letra”.
Turma da Mônica – Voltado à família, a programação inclui uma presença ilustre: a Turma da Mônica. Estarão lá os personagens tradicionais, casos da Mônica e do Cebolinha, além da Keika e Tikara, ambos criados para homenagear o Japão. Vale ressaltar que as apresentações são gratuitas e que devem trazer ainda mais animação para o evento.
No campo musical, a animação está garantida com a presença de cantores consagrados da comunidade, como Joe Hirata, Diogo Miyahara, Karen Ito, Pamela Yuri e Sérgio Tanigawa. Em cima de trios elétricos, os artistas comandam a diversão com canções que remetem à amizade entre os povos brasileiro e japonês.
Homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil – A Grande Parada Cívica
Data: Dia 4 de Setembro de 2022, Domingo
Horário: das 9h45 às 12 horas
Local: na Av. da Liberdade, altura da rua Barão de Iguape
Mais informações: homenagembrasil200.com.br
Programação
9h45 – Rádio Taissô
10 horas – Cerimonial
Banda de música do Exército
CPOR (Bandeira do Brasil e dos estados brasileiros)
Escoteiros do Brasil (Bandeira do Japão e das províncias do Japão)
Desfile
Marinha
Exército
Polícia Militar
Alunos Colégio Militar
Escoteiros do Brasil
Cavalaria
10h40 – Atrações culturais, esportivas e artísticas
RyuKyu Koku Matsuri Daiko
Represa Awaodori
Nagasaki Jya Odori & Shishimai
Tottori ShanShan Kasa Odori
Requios Gueinou Doukoukai Eisa Daiko
Buyo Bu Acal
Rizumu Taiso
Ryukyu Buyo Kyokai do Brasil
Ninjutsu Budō Taijutsu Bujinkan Hattori Hanzō Dōjō
Ass. Cult. e Assis. Kenko Taisso do Brasil
Wadaiko – Parada Taiko
Turma da Mônica / Cosplay / Lolitas
Karatê
Confederação Brasileira de Kendo
Yosakoi Soran
Soji to Odori
12 horas – Grand finale: Arigatou Brasil