Bicentenário da Independência acontece no domingo (04) com atrações para todas as idades na avenida da Liberdade

Personagens da Turma da Mônica são diversão garantida para a criançada (Foto: Divulgação)

 

A comemoração do bicentenário da independência terá uma verdadeira homenagem artística, cultural e esportiva por parte da comunidade. A partir das 9h45, na Avenida da Liberdade, centro de São Paulo, estão programadas apresentações na “Grande Parada Cívica” que prometem encantar o público. De todas as idades, diga-se.

Como manda a tradição dentro dos eventos nipo-brasileiros, 200 integrantes de Rádio Taissô “aquecem” o público com a ginástica japonesa, para, logo em seguida, dar início à parte cerimonial. Estão confirmadas as apresentações da Banda de Música do Comando Militar do Sudeste, bem como militares do CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva), responsáveis pelas entradas das bandeiras do Brasil e dos 26 estados. Já grupos de escoteiros entram com bandeiras do Japão e das 47 províncias.

Fazem parte do cerimonial, além do Exército, a Marinha e Polícia Militar (oficiais e alunos do Colégio Militar), em um verdadeiro ato solene que representa os laços de união e amizade entre Brasil e Japão. Para a realização da parada cívica, uma grande mobilização foi feita na comunidade, pois o projeto é das seis entidades nipo-brasileiras mais representativas: Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo), Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil-Japão e Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade).

Grupo Awa Odori Represa é uma das atrações confirmadas (Foto: Arquivo / Aldo Shiguti)

 

O ensaio geral, realizado no último domingo (28), deu uma prévia do que o público poderá assistir. Grupos artísticos da comunidade se reuniram para alinhar detalhes como posicionamento, tempo de apresentação e a movimentação. O grande desafio é “estar em movimento”, pois a grande maioria das apresentações acontece em locais sem a necessidade de deslocamento. Mas, se depender da animação e empenho dos grupos, esses detalhes serão “tirados de letra”.

Turma da Mônica – Voltado à família, a programação inclui uma presença ilustre: a Turma da Mônica. Estarão lá os personagens tradicionais, casos da Mônica e do Cebolinha, além da Keika e Tikara, ambos criados para homenagear o Japão. Vale ressaltar que as apresentações são gratuitas e que devem trazer ainda mais animação para o evento.

No campo musical, a animação está garantida com a presença de cantores consagrados da comunidade, como Joe Hirata, Diogo Miyahara, Karen Ito, Pamela Yuri e Sérgio Tanigawa. Em cima de trios elétricos, os artistas comandam a diversão com canções que remetem à amizade entre os povos brasileiro e japonês.

 

Homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil – A Grande Parada Cívica

Data: Dia 4 de Setembro de 2022, Domingo

Horário: das 9h45 às 12 horas

Local: na Av. da Liberdade, altura da rua Barão de Iguape

Mais informações: homenagembrasil200.com.br

 

Programação

9h45 – Rádio Taissô

10 horas – Cerimonial

Banda de música do Exército

CPOR (Bandeira do Brasil e dos estados brasileiros)

Escoteiros do Brasil (Bandeira do Japão e das províncias do Japão)

Desfile

Marinha

Exército

Polícia Militar

Alunos Colégio Militar

Escoteiros do Brasil

Cavalaria

10h40 – Atrações culturais, esportivas e artísticas

RyuKyu Koku Matsuri Daiko

Represa Awaodori

Nagasaki Jya Odori & Shishimai

Tottori ShanShan Kasa Odori

Requios Gueinou Doukoukai Eisa Daiko

Buyo Bu Acal

Rizumu Taiso

Ryukyu Buyo Kyokai do Brasil

Ninjutsu Budō Taijutsu Bujinkan Hattori Hanzō Dōjō

Ass. Cult. e Assis. Kenko Taisso do Brasil

Wadaiko – Parada Taiko

Turma da Mônica / Cosplay / Lolitas

Karatê

Confederação Brasileira de Kendo

Yosakoi Soran

Soji to Odori

12 horas – Grand finale: Arigatou Brasil

 

 

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img