Beleza japonesa tem ‘segredos milenares’

Alguns hábitos das japonesas para uma boa estética incluem esfoliação com feijão azuki, uso de farelo de arroz no rosto, além do bom e velho chá verde

O Japão é realmente um país onde a estética está sempre em primeiro plano, especialmente entre as mulheres. A cada estação, novos produtos invadem as prateleiras com benefícios e promessas de rejuvenescimento que deixam o público de “queixo caído”. Mas, é na tradição milenar que está a chave para uma pele saudável e uma saúde em dia.

Hábitos passados de geração em geração ainda estão presentes – junto, claro, com os produtos tecnológicos – no cotidiano de quem busca um cuidado com o corpo. E vão de esfoliação com feijão azuki (popular em pratos e doces japoneses), passando por banhos de imersão, ingestão de chá verde e, claro, uma dieta ultrabalanceada.

De práticas diárias a itens essenciais de beleza, alguns segredos podem ser aplicados pelo público brasileiro. Pode causar certa estranheza, mas os benefícios das práticas diárias são comprovadamente benéficas. Confira:

Esfoliação com feijão azuki

Esfoliação

Espécie de tradição na culinária japonesa, o pequeno feijão vermelho pode ser moído até se transformar em um pó fino para ser utilizado como esfoliante facial. O ingrediente é utilizado desde o período Nara (710-794) por mulheres propensas a terem cravos e espinhas, além de diminuir marcas de expressão. Este “superalimento” possui muitos antioxidantes e contêm um agente espumante natural conhecido como saponina, que ajuda a limpar e fechar os poros.

Dieta tradicional Ichiyu sansai

Refeição

A tradição japonesa é marcante nas refeições. O princípio ichijyu sansai – refeição que consiste em uma sopa com três pratos de vegetais, arroz e peixe – garante um bom equilíbrio, unindo vitaminas diversas e ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir a produção de toxinas. Além disso, wakame e kaiso (algas marinhas) sempre estão presentes nos pratos e são ricos em iodo e queratina.

Komenuka (farelo de arroz)

Farelo de arroz

Um pó mágico que os japoneses descobriram há séculos. O komenuka (pó de farelo de arroz) possui mais de 70 antioxidantes e tem sido usado em esfoliações, tratamentos faciais e até tratamentos corporais para ajudar a combater os sinais de envelhecimento. Os produtos à base de komenuka (principalmente as máscaras faciais) são populares há décadas e estão amplamente disponíveis

Chá verde à vontade

Chá Verde

Os benefícios do chá verde já são conhecidos pelos ocidentais, por ser rico em antioxidantes, conter propriedades antibacterianas e antiinflamatórias. As mulheres japonesas também incluíam o chá verde em suas rotinas de beleza. Além da ingestão diária, elas moíam as folhas para obter alta concentração de polifenóis catequinas, que trazem inúmeros benefícios à saúde e à beleza. Já o pó de chá verde pode combater os danos causados ​​pelos raios UV e ajudar a equilibrar o tom da pele.

Banho é ritual de beleza

Banho

Tomar banho no Japão é mais do que uma rotina de limpeza: é um ritual de beleza, vide a popularidade dos onsen (fontes termais naturais) e sento (balneários públicos), com águas naturais enriquecidas com nutrientes e mineralizadas. Em casa, a tradição do ofurô continua firme, pois, para as mulheres, um banho com bastante vapor ajuda a limpar os poros e dar um aspecto mais brilhante à pele.

Óleo de Tsubaki (camélia)

Óleo de Tsubaki

Por séculos, as mulheres japonesas recorriam ao óleo de tsubaki  (camélia) para obterem um luminosidade na pele e cabelos. Mais frequentemente encontrado em produtos capilares, este óleo é excepcionalmente rico em ácidos graxos ômega-9, proteínas essenciais e glicerídeos, que resultam em uma combinação perfeita para uma cabelos saudáveis e volumosos.

Vício em Vitamina C

Vitamina C

É dessa vitamina que as mulheres japonesas buscam o aumento de produção de colágeno e a densidade óssea em ordem. Também ajuda a desoxidar e quebrar a melanina, a pigmentação natural que obtemos em nossa pele devido ao bronzeamento ou envelhecimento..

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img