Perfil da Ajinomoto do Brasil | Nome oficial: Ajinomoto do Brasil Localização: (i)Sede: São Paulo; (ii)Fábricas: Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras; (iii)Filiais fora do BR: Colômbia e Argentina Ano de fundação: 1956 Número de Funcionários: 3087 (final de março de 2023) Atividades de negócios: Fabricação e comercialização de produtos alimentícios, aminoácidos, especialidades químicas e fertilizantes líquidos. |
Mesmo com as condições adversas impostas pela pandemia, as companhias nikkeis no Brasil prosseguiram suas atividades com resiliência. No atual cenário, onde a pandemia recua gradativamente, está nascendo a demanda por novos padrões de valor, que tem como objetivo alcançar a sustentabilidade, e é neste contexto que será introduzida a série de artigos “O Agora das Companhias Nikkeis no Brasil”.
Nesta quarta edição, conversamos com o presidente Shigeo Nakamura da Ajinomoto do Brasil. Em 1953, foi retomada a imigração japonesa para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, e três anos depois a Ajinomoto do Brasil entrou no mercado brasileiro. Desde então, continuou atendendo as necessidades alimentares da população brasileira ao longo de seus 67 anos de história no país.
O desafio da Pequena Ajinomoto – “Pequena Ajinomoto” é o apelido dado à Ajinomoto do Brasil. O nome deriva do fato de a Ajinomoto do Brasil ser a única filial do Grupo Ajinomoto em território estrangeiro que detém os negócios e é produtor de Food e AminoScience® (nome genérico que indica uma vasta gama de materiais, funcionalidades, tecnologias e serviços proporcionados pelos aminoácidos) tal como a Ajinomoto do Japão. Inclusive, nomeado presidente da Ajinomoto do Japão no ano passado, Tarô Fujie tem um histórico como presidente da Pequena Ajinomoto desde 2015, e após esse período de preparação retornou à Grande Ajinomoto, no Japão.
Um dos principais produtos da companhia é o tempero misto Sazón®, tão enraizado nos hábitos alimentares das pessoas a ponto de ser conhecido como “Amor”. Desde seu lançamento em 1988, Sazón® é a marca líder de temperos no Brasil, com uma venda de 400 milhões de embalagens por ano. A marca Sazón® foi desenvolvida e comercializada compreendendo e respeitando as necessidades alimentares de um público-alvo amplo. Inclusive, o desenvolvimento do produto levou em consideração a diversidade racial e a desigualdade de rendimentos existentes. A variedade de produtos saborosos e fáceis de usar, alguns incorporando ingredientes exclusivos do Brasil, são ótimos não apenas para utilizar no dia a dia, mas podem servir, por exemplo, como presente de lembrança em uma viagem dada a originalidade desses produtos.
Contribuindo para a nutrição e saúde das pessoas de forma sustentável – Atualmente, a aspiração da companhia para 2030 é “contribuir para o bem-estar das pessoas, da sociedade e do planeta por meio da aminociência”. A Ajinomoto do Brasil está trabalhando no desenvolvimento de produtos e encontra-se envolvida em projetos sociais, com o objetivo de reduzir seu impacto ambiental em 50%, ao mesmo tempo em que aumenta a expectativa de vida saudável de um bilhão de pessoas e mantém o crescimento dos seus negócios.
#Receitas econômicas à moda brasileira que se popularizam – Em resposta à situação econômica e ao problema de desperdício de alimentos que a sociedade brasileira enfrenta, a companhia desenvolveu receitas econômicas que usam ingredientes baratos, como o feijão, além de cascas de banana, de abacaxi e de batata que normalmente seriam descartados, e apresentou essas receitas em seu site, que ganharam popularidade.
#Carne vegetal com vendas voltadas ao mercado brasileiro – O Terrano Veggie Burger, marca de carne vegetal lançada em agosto do ano passado, é um alimento sem colesterol, feito com ingredientes de origem 100% vegetal e é uma fonte prática de proteína e fibra alimentar. É saboroso como a carne de origem animal e pode ser preparado de várias maneiras, bastando adicionar água. Nos últimos anos, os problemas de impacto ambiental causados pela criação de gado se tornaram mais evidentes em todo o mundo, e as estimativas da ONU sugerem que o crescimento da população mundial pode levar a uma escassez de proteína animal. Isso está aumentando o interesse pelas fontes de proteína vegetal. O mercado de carne vegetal também está se expandindo rapidamente devido à conscientização sobre a proteção ambiental, principalmente na Europa e nos EUA. O Terrano Veggie Burger possui três variedades de sabores – original, carne bovina e frango – e é um produto exclusivo do Brasil.
#Detergente ecológico à base de aminoácidos – A demanda por detergentes à base de aminoácidos, feitos de óleos vegetais, está crescendo como uma alternativa aos detergentes à base de petróleo. A companhia também fabrica e vende detergentes AMISOFT® e agentes umectantes AJIDEW® com base em sua tecnologia de aminoácidos. Por serem altamente biodegradáveis e seguros, são usados em produtos como cosméticos, sabonetes para mãos e até mesmo em detergentes para a cozinha.
#O pendurador de embalagens feito de material de origem vegetal – Em áreas de baixa renda do nordeste do Brasil, o projeto apoia mulheres locais na produção de penduradores feitos de materiais de origem vegetal para ajudá-las a ter uma fonte de renda. Os penduradores sustentáveis são mais preferidos pelas lojas do que os convencionais feitos de plástico e, em muitos casos, as lojas passam a colocar os produtos da Ajinomoto expostos em locais de destaque.
Ecossistemas sustentáveis na produção do AJINOMOTO® – Em resposta aos desafios da mudança climática global, a companhia também está engajada na economia de energia e no uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis com o objetivo de reduzir os impactos de suas atividades. No final do ano de 2022, as emissões de CO2 da companhia foram reduzidas quase pela metade em comparação com o ano de 2018. A companhia pretende continuar reduzindo as emissões de CO2 introduzindo novos métodos de produção de aminoácidos.
A AJINOMOTO® é produzida a partir da cana-de-açúcar e de outras matérias-primas agrícolas. No processo há a geração de “copro” (co-produtos, por exemplo, o líquido de fermentação rico em aminoácidos e outros nutrientes), que é reciclado e transformado em fertilizante líquido para culturas agrícolas. Esse ecossistema, que a companhia chama de “biociclo”, substitui os fertilizantes químicos por fertilizantes copro, aumentando a produção agrícola e contribuindo para a redução das emissões de CO2.
A descoberta de novos valores por meio do intercâmbio cultural – A companhia, que é orientada para “produção e comercialização locais”, é também uma base exportadora de produtos para outras afiliadas do Grupo Ajinomoto em outros países. A companhia também promove a diversidade e a inclusão de recursos humanos: atualmente há seis funcionários da Ajinomoto do Brasil trabalhando no exterior (três no Japão, um na Tailândia e dois no Peru) e um funcionário da Ajinomoto do Peru também veio trabalhar na companhia. Com base nos desafios e soluções encontrados no Brasil, a Pequena Ajinomoto continua a caminhada para inovar os hábitos alimentares mundiais.
(Entrevista: Tomoko Oura)