Associação Kagoshima celebra 115 anos de imigração e 110 anos de sua fundação

115 Anos da Imigração de Provincianos e 110 Anos de Fundação da Associação contou com presença do governador da província

No último domingo, o Grande Auditório do Edifício Bunkyo, localizado no bairro da Liberdade em São Paulo, foi palco de um evento histórico: a “Comemoração de 115 Anos da Imigração de Provincianos de Kagoshima e 110 Anos da Fundação da Associação Kagoshima do Brasil”, o mais antigo entre os kenjikais e ainda um dos maiores em número de associados e mais ativos.

O evento, que teve início às 10 horas, reuniu uma plateia para celebrar a rica história e aprofundar os laços culturais entre Kagoshima e o Brasil. A comemoração contou com a presença de convidados especiais, incluindo uma comitiva do governo de Kagoshima, que viajou diretamente do Japão para participar da ocasião. Entre os membros ilustres estavam o governador Koichi Shiota e o presidente da Assembleia Legislativa, Yasuhiro Matsuzato.

A solenidade começou com os apresentadores, Masaharu Taniguchi conduzindo em japonês e Kátia Akemi Uchimura em português, seguida pela saudação inicial proferida por Mônica Michie Uezono, ex-presidente da Associação Cultural Kagoshima do Brasil.

Após a execução dos hinos nacionais do Japão e do Brasil, um minuto de silêncio foi dedicado às almas dos pioneiros imigrantes de Kagoshima. Em seguida, Yoshinori Toyokawa, chefe de seção da divisão de intercâmbio internacional da prefeitura de Kagoshima, apresentou a comitiva japonesa, composta por 38 integrantes ao todo, incluindo prefeitos, membros da assembleia e empresários de Kagoshima.

O presidente do Kagoshima Kenjinkai, Sergio Masaki Fumioka, em seu discurso de saudação, expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da província-mãe e destacou as iniciativas recentes para promover a cultura de Kagoshima no Brasil, incluindo eventos gastronômicos e culturais. “A nossa missão de manter viva a chama deste legado é bastante desafiadora, mas tenho a convicção de que poderemos seguir, com o apoio e a participação de todos vocês que estão prestigiando este evento”, disse Fumioka.

O governador da província de Kagoshima, Koiti Shiota, reconhecendo a dedicação e o esforço dos pioneiros imigrantes, disse ter “muito orgulho como cidadão de Kagoshima”, ressaltando o sucesso dos seus descendentes em diversas áreas da sociedade brasileira. Também destacou a importância dos jovens membros do Kagoshima Kenjinkai e sua contribuição para o fortalecimento das relações entre Brasil e Japão, se prontificando para manter os programas de bolsas e estágios técnicos oferecidos pela prefeitura, para continuar incentivando os jovens. E encerrou seu discurso fazendo um convite a todos os presentes para conhecerem Kagoshima.

Kagoshima Day – Yasuhiro Matsuzato, presidente da Assembleia Legislativa de Kagoshima, mencionou o evento “Kagoshima Day” realizado na Japan House São Paulo no dia anterior (sábado, dia 05), que teve como objetivo promover o turismo, a cultura e a gastronomia da província de Kagoshima. “Pude ver pessoalmente como todos tem se esforçado em servirem de elo entre e Brasil e a província de Kagoshima”, disse Matsuzato emocionado com a dedicação dos associados. O parlamentar também se comprometeu em fortalecer os laços entre a província e a comunidade nikkei no Brasil, enaltecendo a história de sucesso construída por esses pioneiros.

O cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, elogiou a profunda conexão entre Kagoshima e o Brasil, enfatizando o papel essencial desempenhado pela Associação Kagoshima do Brasil e seus membros na construção dessa relação de amizade. “O Consulado-Geral do Japão em São Paulo se coloca à disposição para trabalharmos juntos para impulsionar ainda mais o intercâmbio comercial e humano entre Brasil e Japão”, completou.

Homenagens – A cerimônia continuou com homenagens e trocas de presentes, reforçando a união e a gratidão mútua. Pelo governo de Kagoshima foram homenageados: 36 idosos com 80 anos ou mais; 5 imigrantes com mais de 70 anos de permanência no Brasil; 12 imigrantes pós-guerra com mais de 50 anos de permanência no Brasil; além de um prêmio de mérito e 4 de mérito especial.

Representando as entidades nikkeis do Brasil presenteados pelo governo de Kagoshima, o presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Renato Ishikawa, fez um breve agradecimento, ressaltando que “certamente, será de grande valor para nós, para melhorar nossos trabalhos de conservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil”.

E a celebração seguiu com um almoço de confraternização e atrações que encantaram os presentes.

Após as celebrações dos 115 anos da imigração dos provincianos e dos 110 anos de sua fundação, a Associação Cultural Kagoshima do Brasil já tem planos para seguir. Na próxima semana, no restaurante Aizomê, da Japan House São Paulo, em colaboração com a chefe Telma Shiraishi, promoverão um evento gastronômico, preparando um cardápio com inúmeros pratos típicos e elaborados com ingredientes de Kagoshima. “Desta forma, esperamos promover a conceituada gastronomia de Kagoshima para degustação de todos”, encerrou.

(Lika Shiroma)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img