Associação Cultural e Esportiva Saúde lança 4ª edição de ‘História do Japão em Mangá’

O presidente Paulo Terutika Akutsu (centro), com vice Jorge Suzuki (E) e Tomio Katsuragawa

A Associação Cultural e Esportiva Saúde lança neste sábado, 20, às 16 horas, em sua sede social, na zona Sul de São Paulo, a quarta edição ampliada do livro História do Japão em Mangá. De acordo com o presidente da ACE Saúde, Paulo Terutika Akutsu, o lançamento, que era para ter ocorrido no final do ano passado, integra o calendário de comemorações dos 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

A primeira edição foi lançada em 1995, na ocasião do Centenário do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. A ideia surgiu inicialmente para atender aos alunos do curso de japonês da associação. A então conselheira cultural da entidade, a professora Kyoko Yano, notou que os alunos aprendiam o idioma, mas não encontravam material acessível para estudar a história do Japão em português, e isso seria fundamental para complementar o aprendizado.

História – Como havia demanda, a diretoria da ACE Saúde, na gestão do presidente Yasuto Shigeoka, resolveu estudar a possibilidade de publicar um livro de história do Japão, para o público em geral. Assim, foi formada a Comissão do Livro, especificamente para este projeto, presidida por Tomio Katsuragawa. 

Foi pensado no formato mangá porque as crianças e jovens do Brasil estavam tomando conhecimento da cultura japonesa através dos mangás, e numa viagem ao Japão, Katsuragawa trouxe um livro de História do Japão em Mangá, que serviu como base para os próximos passos.

A primeira providência foi procurar os profissionais que fariam esse trabalho. Consultando o professor Masato Ninomiya, chegaram à equipe formada pelo jornalista Francisco Noriyuki Sato e pelos desenhistas Roberto Kussumoto e Antonio Paulo Goulart.

Essa equipe trabalhou, contando com a consultoria de renomados professores do Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo, da profa. Kiyoko Yano e do próprio Dr. Masato Ninomiya. 

O resultado foi uma compilação da História do Japão, contando desde a chegada dos primeiros habitantes ao arquipélago, a chegada da cultura do arroz e do budismo, a formação do governo imperial, os conflitos internos, o período de isolamento, a modernização, e até o falecimento do Imperador Showa, ocorrido em 1989.

Atualização – Houve uma atualização na terceira edição, por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil, em 2008. E agora, na sua quarta edição, o livro teve acréscimo de páginas alcançando o total de 166 páginas, contemplando o Grande Desastre Natural da Região Nordeste do Japão, de 2011, a abdicação do Imperador Akihito e a inauguração da Era Reiwa, os Jogos Olímpicos de 2021, e o atentado que tirou a vida do ex-Primeiro Ministro Shinzo Abe, em julho de 2022. 

Demanda – A aposta da ACE Saúde foi acertada. Com a popularização crescente da cultura japonesa, o livro continua com boa demanda e, assim, a Associação, na gestão de Paulo Terutika Akutsu, e sob a coordenação do vice-presidente Jorge Suzuki, resolveu investir na quarta edição ampliada, que contou com o apoio financeiro da Fundação Kunito Miyasaka.

Lançamento do livro História do Japão em Mangá

Dia 20 de janeiro de 2024 – 16 horas

ACE Saúde – Rua Diogo Freire, 307, Jardim da Saúde, em São Paulo

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img