As redes sociais no Japão

Já falamos aqui sobre a indústria fotográfica no Japão e o hábito dos japoneses de tirar fotos. O tema nos levou ao assunto dessa semana: as redes sociais. Assim como em outros países, os japoneses usam ativamente diversas redes sociais para se informar, se divertir, se expressar e se conectar com outras pessoas. Mas quais são as redes sociais mais usadas no país? O que os japoneses postam? Há alguma curiosidade? Qual é a postura dos japoneses nas redes sociais?

Segundo pesquisas realizadas em 2023 por várias empresas ligadas ao setor, as redes sociais mais populares no Japão são: LINE, Youtube, X (antigo Twitter), Instagram e Facebook. A mais usada de todas não é comum aqui no Brasil:  o LINE. Trata-se de um aplicativo de mensagens instantâneas, que também oferece serviços de chamadas de voz e vídeo, compartilhamento de fotos e vídeos, stickers, jogos e outros recursos.  

Os temas das postagens são diversos, como notícias, entretenimento, hobbies, trabalho, família, amigos, viagens, comida, moda, esportes etc. Uma pesquisa realizada em 2019 pela empresa Dentsu mostrou que os temas mais comentados pelos japoneses no Twitter foram: animação, música, futebol, beisebol e política. Até aqui, não vemos muitas diferenças entre Brasil e Japão no que se refere às redes sociais. No entanto, quando o assunto é a postura no espaço online, observamos alguns padrões diferentes nos perfis dos japoneses:

Evitam mostrar o rosto ou usam máscaras, filtros ou stickers para esconder a identidade. Isso pode ser uma forma de proteger a imagem pessoal e profissional, evitar o cyberbullying ou simplesmente preservar a intimidade. 

São cuidadosos com o tipo de informação que compartilha, especialmente se for sensível, pessoal ou controversa. Os japoneses evitam falar sobre assuntos que podem gerar conflitos, mal-entendidos ou julgamentos. Eles também respeitam a privacidade dos outros e não divulgam informações sem permissão.

Buscam ser educados e cordiais nas interações online, seguindo as regras de etiqueta e cortesia da cultura japonesa. Os japoneses usam formas de tratamento adequadas ao grau de intimidade, idade e status dos interlocutores, além de expressões de agradecimento, desculpa e elogio. 

As redes sociais no Japão são um fenômeno cultural e social que reflete as características e os hábitos dos japoneses na era digital. Elas são uma fonte de informação, diversão, expressão e conexão para milhões de pessoas no país. Vamos aprender algumas palavras relacionadas ao tema!

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img