Artista nikkei participa da mostra “Jaraguá 1135M” em São Paulo

Ana Takenaka

A exposição coletiva “Jaraguá 1135M” segue até 5 de setembro no espaço expositivo da Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, região central de São Paulo. A mostra tem curadoria de Laerte Ramos e reúne obras – com o Pico do Jaraguá como ponto de conexão, dos artistas visuais Alexandre Ignacio Alves, Ana Takenaka, Gabriela Sacchetto, Mariana Serri, Raphael Giannini e Ulysses Bôscolo e tem realização do Adelina Instituto. A visitação é gratuita. 

O Pico do Jaraguá é um marco da cidade de São Paulo – com 1.135 metros de altura, é a região mais alta da cidade de São Paulo e uma opção de passeio, além de servir de inspiração para artistas. Aquarelas, desenhos, gravuras, pinturas e encáusticas, são as técnicas que o grupo de artistas utiliza para traduzir em linha reta este pico que guarda a metrópole.

Em inúmeras visitas a ateliês de artistas em São Paulo, Laerte Ramos conta como em suas pesquisas era constante a imagem do pico, refletindo sobre a paisagem que muitas vezes eram retratadas pelos artistas. O mesmo pico, da mesma forma é repetida por seis artistas que  dentro de cada laboratório de maturação de seus processos técnicos e conceituais nos refletem diferentes horizontes.

Paulista de São Bernardo do Campo, Ana Takenaka é artista e educadora, bacharel em artes visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Em sua prática, explora o desenho e sua realização através do cruzamento com outras linguagens, como a gravura em metal e o papel, técnicas que a artista subverte por meio da experimentação, extrapolando seus limites de criação e superando sua imutabilidade. 

Dentre suas principais exposições está a individual “Onde a distância do horizonte se perde”, com curadoria Laerte Ramos, realizada no Atelier Piratininga (2019); e as coletivas: “International Paper Art Biennial”, na Kunststichting Perspektief vzw, Bélgica (2022); “Prix Dacos”, Musée de la Boverie, Liège, Bélgica (2019); “92 Annual International Competition”, The Print Center, Philadelphia, EUA (2018); 11e Biennale de Gravure, Musée de la Boverie, Liège, Bélgica (2017). Foi vencedora do 10th Anniversary Award, Art Print Residency (2022), Barcelona/ES.

Obra de Ana Takenaka em exposição no Oswald de Andrade

“Jaraguá 1135M”

Artistas: Alexandre Ignacio Alves, Ana Takenaka, Gabriela Sacchetto, Mariana Serri, Raphael Giannini e Ulysses Bôscolo

Obras: Aquarelas, desenhos, gravuras, pinturas e encáusticas 

Curadoria: Laerte Ramos

Visitação: Até 05 de setembro – Segunda a sexta, das 10h às 20h; sábados, das 12h às 18h. Fecha aos domingos e feriados

Classificação livre e entrada gratuita

Onde:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo)

Tel: (11) 3222.2662

Site: https://oficinasculturais.org.br/espacos-2/oswald-de-andrade

Valor: Gratuito

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img