Após 15 anos no Japão e diversos desafios pelo caminho, Elisangela Saito mostra que resiliência é a chave para o sucesso

Caminho de sucesso, mas permeado com muita luta filhas gêmeas foi uma das gratas surpresas na vida de elisangela Saito

Elisangela Saito morou 15 anos no Japão e teve uma vida árdua de trabalho e dedicação. Hoje, aos 47 anos, relembra com saudosismo sobre momentos marcantes no arquipélago, como a chegada das filhas gêmeas, os motivos que a levaram a retornar ao Brasil e o sucesso no empreendedorismo. Atualmente, administra uma assistência técnica – trajetória de empenho, suor e aprendizado. Confira o lindo depoimento:  

“Fomos para o Japão jovens e após dez anos de casados decidimos que iríamos ter filhos. Em 2008, após várias tentativas e tratamentos, ficamos ‘grávidos’ e para nossa surpresa eram duas meninas. Todo o tratamento e atenção na gravidez foi essencial e, particularmente, foi uma das melhores decisões da minha vida, pois o tratamento dispensado à minha pessoa e a elas (filhas) não tenho como agradecer aos japoneses.

Não tive muitos problemas na gestação. Conheci uma médica japonesa que falava algumas palavras em espanhol, então nos entendíamos muito bem. Minha cunhada me acompanhava quando necessário. Durante o parto, na sala estavam mais de 12 profissionais.  A médica foi excepcional desde o inicio. Ganhei  elas em Kasugai (Aichi), no Shimin Byouin (hospital público).

Após dois anos, retornamos ao Brasil e, desde então, estamos em Curitiba, onde atualmente somos proprietários da empresa Nissei Equipamentos Eletroeletrônicos. Trabalhamos com recuperação de placas eletrônicas, consertamos panelas de goham e vários eletrodoméstico.

As gêmeas, Emanuelly Haruka e Yasmin Harumi Saito, hoje com 15 anos, são super educadas, estudam línguas (japonês e inglês) na PUC (Pontifícia Universidade Católica) e são muito dedicadas ao estudo . Fizeram trabalhos como modelo no Paraná, figurações em filmes, comerciais de TV mas preferiram focar nos estudos.

Participamos do Otera Nishi Hongwanji de Curitiba como voluntárias, local no qual temos bastante contato com a cultura e tradições japonesas”. 

Essa bela história é mais uma dentre as diversas de brasileiros que possuem o espírito de garra e determinação. Assim como Elisangela, só podemos parabenizar e reverenciar os que estão do outro lado do mundo para atingirem seus sonhos. 

Espero que tenha gostado, querido leitor. Até a próxima.

Fatos marcantes trajetória de Elisangela foi recheada de surpresas, amor e apoio de amigos, familiares e médicos do Japão
spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img