Animê japonês “The First Slam Dunk” conquista corações de sul-coreanos

Nem bem estreou nos cinemas sul-coreanos e o animê “The First Slam Dunk” quebrou todos os recordes e tornou-se o filme japonês mais assistido na Coréia do Sul. Lançado no dia 4 de janeiro, a obra atraiu nada menos do que 3,798 milhões de espectadores. Com a venda de mais de 20 mil ingressos no último domingo (05), “Slam Dunk” superou o então campeão de popularidade japonês, “Your Name”, lançado em 2017.

O marco coincide com uma boa melhora em meio às relações bilaterais entre o Japão e a Coreia do Sul.

O First Slam Dunk é uma representação em ritmo acelerado de um único jogo no torneio de basquete do ensino médio japonês, no qual um time da Prefeitura de Kanagawa desafiou um time competitivo.

Sua popularidade é centrada em pessoas na faixa dos 30 e 40 anos. Diz-se que muitos fãs entusiasmados assistem às versões legendadas e dubladas do filme.

Na Coréia do Sul, uma versão traduzida da série de mangá “Slam Dunk”, da qual o filme foi adaptado, foi serializada em uma revista semanal de mangá em 1992 e publicada em livro na mesma época. Sua versão anime foi ao ar na televisão em 1998. Pode-se dizer que são poucos os homens na faixa dos 30 e 40 anos no país que não tiveram contato com o título.

Um editor na faixa dos 40 anos disse que o filme trouxe de volta memórias de sua juventude, acrescentando que muitos de seus conhecidos em sua faixa etária choraram enquanto assistiam ao filme. Já um funcionário de uma empresa de 30 anos disse que, quando criança, todo mundo assistia a “Dragon Ball”, outra popular série japonesa de mangá, e Slam Dunk.

Politicamente, muitos sul-coreanos na faixa dos 30 e 40 anos são inovadores e antijaponeses. Por outro lado, esta geração também inclui muitos fãs “otaku” da cultura pop japonesa, como animes e dramas de TV.

O boicote aos produtos japoneses em resposta ao endurecimento dos controles de exportação do Japão na Coreia do Sul em 2019 agora é coisa do passado.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img