A vida de André Nobuyuki Kawai é uma narrativa que transcende fronteiras, indo muito além de suas origens cariocas. Aos 49 anos, André construiu uma carreira sólida e renomada na gastronomia japonesa, tornando-se embaixador do sushi do Brasil e Portugal, além de ocupar a posição de presidente da Associação Geral de Sushi do Brasil.
A história começa aos 15 anos, quando André partiu para o Japão acompanhado de seu irmão e irmã mais velhos. As expectativas de avistar uma profusão de pessoas vestidas com quimonos pelas ruas – fruto de sua imaginação – deram lugar a uma realidade mais complexa e realista. Graças à recepção calorosa de sua tia e tio, já estabelecidos no Japão, a transição foi suave.
Instalado em Toda-shi, Saitama-Ken, André iniciou sua trajetória na em fábrica na produção de peças para a Honda. O trabalho, apesar dos desafios, não foi obstáculo para o espírito adaptável de André, que logo estabeleceu laços de amizade.
Com uma mente expansiva, ele logo não se limitou ao ambiente fabril. Nas horas vagas, se aventurava nos restaurantes de Tóquio como freelancer, dando os primeiros passos na gastronomia japonesa. Essa paixão, com o tempo, o impulsionou a dedicar-se integralmente à culinária. Especializou-se e, atualmente, colhe os frutos de tamanho esforço: sua escola voltada à gastronomia possui 20 unidades em países como Brasil, Portugal, Espanha e Itália.
Hoje, com dois filhos e um enteado, Guilherme, Hadassa e Hiroshi, respectivamente, André expressa gratidão ao Japão por tudo que aprendeu e pela profissão que abraçou. Seu futuro está firmemente atrelado à gastronomia japonesa, uma escolha que ele não apenas fez, mas honra com maestria.
Como conselho aos brasileiros no Japão, André ressalta a importância de não se acomodar nas fábricas. Incentiva a busca por profissões alinhadas aos interesses individuais, vislumbrando um retorno ao Brasil como referência em suas áreas de atuação. Uma trajetória marcada por desafios, aprendizado e, claro, uma pitada de sabor nipônico.