Se na semana passada a chuva e o feriado ofuscaram o brilho do evento, neste último fim de semana o Akimatsuri superou todas as expectativas, atraindo milhares de pessoas interessadas em vivenciar o melhor da cultura japonesa.
Em sua 36ª edição, o tradicional “Festival de Outono” ofereceu uma grade de programação que contemplou diversas faixas etárias. Como os frequentadores são, em sua maioria, famílias, a festividade foi um prato cheio para fãs de música, dança, artes marciais e diversos outros aspectos característicos da Comunidade Nikkei.
Toda a realização, como acontece todos os anos, foi da Associação Cultural Bunkyo de Mogi das Cruzes, entidade mais que representativa da Comunidade Nikkei. Tudo foi devidamente preparado com carinho para o público: apresentações de cantores, dançarinos, músicos de instrumentos clássicos japoneses, grupo de taikô, atores de teatro e diversas outras apresentações, além de uma praça de alimentação e um Centro de Negócios e Pavilhão Agrícola.
O Akimatsuri também ocorre no mesmo local-símbolo da Comunidade Nikkei local: o Centro Esportivo do Bunkyo, localizado na Avenida Japão. No local, os visitantes tiveram à disposição uma área de 240 mil metros quadrados, com decoração típica, incluindo lanternas japonesas e um imenso portal.
Para dar um clima ainda mais intimista, a comissão organizadora deste ano montou a “Vila Cultural Japonesa” com oficinas de shodô (escrita japonesa), origami, mangá, cerimônia do chá e outras atrações culturais. Na opinião dos diretores, “tudo correu conforme o previsto, com uma festa de brilhar os olhos”.
O Nippon Já também esteve presente nos quatro dias de Akimatsuri, com um estande bastante concorrido – afinal, trata-se do único veículo de comunicação impresso que representa a Comunidade Nikkei e busca a preservação e valorização da cultura japonesa no Brasil. Na ocasião, houve inclusive um sorteio de uma bicicleta – cuja ganhadora foi Missae Horita, com o cupom número 17076.
Confira a galeria de fotos do evento:
Crédito: Aldo Shiguti
Crédito: Equipe do Nippon Já