Akemi Matsuda inaugura o SweetMimi Café

Matsuda Akemi, que organizou inúmeros eventos kawaii com a missão de espalhar a “moda Lolita”, o estilo princesa nascido da cultura popular japonesa, por todo o Brasil, abriu um café, o SweetMimi Cafe, no bairro da Praça da Árvore, em São Paulo, em março. A entrada é somente mediante reserva (https://cafe.sweetmimi.com.br/reservas/).

Matsuda disse: “Até agora eram eventos, mas agora, com o café permanente, vamos espalhar ainda mais a cultura kawaii”, anunciando uma nova etapa. Ela, que tornou o estilo Lolita Fashion parte do seu dia a dia e espalhou essa cultura na cidade, foi nomeada “Embaixadora Kawaii” pelo governo japonês em 2013. Para ampliar a divulgação da cultura Lolita, Matsuda organizou o Mimi Party, um evento aberto ao público, como parte das comemorações pelos 120 anos da diplomacia entre Japão e Brasil em 2015.

Akemi Matsuda apresentando o logotipo da loja

O evento cresceu a cada edição e, em 2018, contou com a presença de 3.000 visitantes, incluindo o então cônsul-geral Yasushi Noguchi, mas foi interrompido pela pandemia de COVID-19. Após isso, participantes do evento abriram cafés no estilo maid, e Matsuda percebeu que uma nova geração de fãs havia surgido, fazendo com que a cultura Lolita ganhasse vida própria. Isso a levou a decidir abrir seu próprio espaço permanente.

O novo café fica a cinco minutos de caminhada da estação de metrô. Ao abrir a porta amarela e subir as escadas, encontra-se um misterioso espaço em tons pastéis. O interior da loja é baseado no tema de Sweet Mimi e Dark Mimi, duas personagens nascidas da Mimi Party, assim como Nigirin (uma personagem de nigiri sushi), e é uma loja que incorpora a cultura kawaii.

Matsuda orgulhosamente afirma: “Esses personagens são originais nossos”. Com base neles, o café oferece um menu exclusivo, com opções como ramen rosa salmão, sanduíches de ovo rosa, curry de hambúrguer, além de uma variedade de sobremesas. A crepe de matchá é uma especialidade, e os clientes também podem saborear parfaits, como os servidos no Japão.

As bebidas incluem “mocktails” (coquetéis não alcoólicos) exclusivos, como uma refrescante bebida de chá de hibisco com gengibre e pimenta, entre outras opções originais. Além disso, há dois tipos de jogos temáticos e produtos como camisetas e canecas com os personagens, e até karaokê está disponível no local.

Interior da loja em tons pastéis

Quando questionada sobre o motivo de ter aberto a loja, Matsuda explicou: “Passei 20 anos no Japão por causa do trabalho da minha mãe e voltei para o Brasil quando tinha cerca de 20 anos. Estou espalhando a cultura kawaii porque quero retribuir ao Japão, o país que me criou”. Como havia recebido educação em escola japonesa, quando retornou ao Brasil em 2000, inicialmente teve dificuldades para falar português.

Ela se formou em ballet clássico no Japão e, embora tenha pensado em carreira profissional no Brasil, acabou desistindo. Nesse período, começou a ensinar japonês na loja de animes e mangás Animanga, o que a levou a entrar no campo do ensino de japonês, ao mesmo tempo em que descobriu a cultura kawaii, caminho que segue até hoje. Como ela mesma diz: “Abandonei as sapatilhas de ponta e coloquei um laço na cabeça”.

Ela é reconhecida por ensinar a cultura tradicional, a pop, a etiqueta e o cuidado no atendimento por meio da língua japonesa. Este ano marca o 130º aniversário das relações diplomáticas entre Japão e Brasil e, ao lançar um espaço permanente, pretende intensificar ainda mais a divulgação da cultura kawaii.

Telefone 11-98887-9320

Endereço: Rua das Rosas, 52 – Sobreloja – Mirandópolis, São Paulo

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img