Agora das Companhias Nikkeis: Yamaha Motor do Brasil

Nesta 32ª entrevista de companhias nikkeis ligadas ao Brasil, conversamos com o presidente Mauro Iwamura (50 anos, natural de Tupã – SP), da Yamaha Motor do Brasil (YMDB). Nos últimos sete anos, a YMDB se manteve como a fabricante de motocicletas com maior crescimento no Brasil, com uma taxa de crescimento de 17% neste período, superando significativamente a média do setor, que é o crescimento de 8%.

Perfil da Yamaha Motor do BrasilRazão social: Yamaha Motor do Brasil Ltda.
Localização: sede em São Paulo (SP); centro logístico e tecnológico em Jandira (SP); centro de treinamento em Diadema (SP); fábrica em Manaus (AM)
Ano de fundação: 1970
Número de funcionários: cerca de 4000
Atividade comercial: fabricação e venda de motocicletas e motores de popa, importação e venda de motos aquáticas, serviços financeiros, de seguro e de logística
Site: https://www.yamaha-motor.com.br/
Logotipo da Yamaha

Brasil e a primeira inauguração de uma fábrica da Yamaha no exterior

Presidente Mauro Iwamura

A YMDB iniciou suas operações no Brasil em 1970: foi a primeira inauguração de uma fábrica da Yamaha Motor Co., Ltd. fora do Japão. A empresa é pioneira na produção de motocicletas no Brasil e é a única fabricante de motores de popa no país. Atualmente, o portfólio de produtos da YMDB é composto por 27 modelos de motocicletas, 29 modelos de motores de popa e 9 modelos de motos aquáticas importadas. Em 2023, a empresa produziu cerca de 300 mil motocicletas e 7500 motores de popa, que foram exportados para países como EUA, Canadá, Japão, Argentina, Austrália e França.

No Brasil, a YMDB possui cerca de 550 concessionárias no setor de motocicletas, 123 concessionárias no setor náutico e conta com 40 oficinas de manutenção em estaleiros oficiais. Além da fabricação e venda de motocicletas e motores de popa, o Grupo Yamaha do Brasil, constituído por oito empresas, oferece serviços que dão suporte aos produtos, como o serviço financeiro e logístico. A Yamalog, empresa de logística fundada em Manaus em 2017, possui 17 unidades espalhadas pelo país e transporta tanto os produtos da Yamaha quanto os de outras empresas.

Graças às suas inovações, desempenho e design excepcionais, acrescidos da boa reputação no atendimento ao cliente, a empresa recebeu o prêmio “Reclame AQUI” neste ano, sendo a melhor avaliada entre os fabricantes de motocicletas. Além disso, por mais de 32 meses consecutivos, a YMDB obtém o certificado “RA1000”, que reconhece a excelência no atendimento ao cliente.

Primeiro presidente brasileiro após 53 anos desde a fundação

Ténéré 700

Em julho do ano passado, a YMDB teve seu primeiro presidente brasileiro após 53 anos desde sua fundação. Em janeiro deste ano, o cargo de presidente foi assumido pelo Iwamura, que é nissei (filho/a de japonês/a que nasceu no Brasil). Assim, a empresa está sendo marcada pela transição de perfil dos executivos: antes, os funcionários japoneses destacados para o Brasil assumiam a presidência; agora, os executivos brasileiros estão assumindo a presidência.

“Com o crescimento dos negócios dentro do Brasil, os desafios da YMDB também aumentaram. Além disso, a equipe brasileira demonstrou sua competência na área de gestão ao longo das últimas cinco décadas, o que resultou no ganho de confiança da empresa matriz”, disse Iwamura.

O Grupo Yamaha começou a entrar ativamente nos mercados internacionais na década de 1960 e, atualmente, emprega cerca de 54 mil funcionários em mais de 200 países (mais de 4 mil funcionários empregados diretamente no Brasil). No final do ano passado, o mercado japonês representou 5,9% do total de vendas realizadas pelo Grupo Yamaha no mundo inteiro.

Em julho do ano passado, a sede da YMDB, que ficava em Guarulhos, teve seu escritório e fábrica transferidos para São Paulo e Manaus, respectivamente. Com membros e lugares novos, o bom desempenho dos negócios no Brasil anima o Grupo Yamaha.

Manutenção das atividades socioambientais na Amazônia

Interior da fábrica

A YMDB também contribui para a sociedade brasileira através dos seus projetos sociais. Por exemplo, em Manaus, onde sua fábrica se localiza, a empresa é parceira da Instituição Pró-Menor Dom Bosco, oferecendo o curso de Mecânica de Motocicletas para jovens em situação de vulnerabilidade social para ampliar suas oportunidades de emprego. Desde 2008, cerca de 700 alunos participaram do projeto e receberam certificado de conclusão, sendo que 300 deles foram empregados na fábrica da Yamaha.

Nos projetos ambientais, a YMDB adotou a política “Zero Aterro” desde 2018, não enviando nenhum resíduo da fábrica de Manaus para aterros municipais. Atualmente, 77% dos resíduos são reciclados, 15% são tratados externamente e 8% são incinerados. Fora isso, a empresa aproveita a água reutilizada no processo de pintura dos produtos, e utiliza racks retornáveis para o transporte de motocicletas, reduzindo cerca de 24 mil toneladas de resíduos desde 2014.

A YMDB também participa no “Festival do Japão” que ocorre em São Paulo no mês de julho, e no “Jungle Matsuri” de Manaus no mês de agosto, ajudando a promover e preservar a cultura japonesa.

Início da produção local da esperada “Ténéré 700”

Principal motor de popa da Yamaha

No início de junho, foi anunciado que o modelo off-road “Ténéré 700”, muito aguardado pelos motociclistas brasileiros, começará a ser produzido no Brasil e será relançado no mercado no próximo ano.

Com o objetivo corporativo de “proporcionar experiências emocionantes e uma vida rica às pessoas em todo o mundo”, a YMDB adicionou a “Alegria (Joy)” na filosofia de gestão com base na ideia de que “quando os funcionários trabalham alegres, podem oferecer um serviço agradável aos clientes”. Assim, a empresa pretende continuar a atender as expectativas dos consumidores.

Entrevistadora: Tomoko Oura

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img