A Associação Agro Cultural e Esportiva de Guatapará (AACE Guatapará) apresentou sua nova diretoria da gestão 2023, elegendo o Wilson Takagi como o primeiro presidente nissei (descendente japonês de segunda geração) da história da Associação. O cargo de vice-presidente foi ocupado por Choichi Saito e no cargo de responsável por planejamento e finanças ficou o Dilson Hiroyuki Saeki.
Os três visitaram o escritório do Nippon Já no último dia 27 e comentaram sobre a principal mudança já percebida dentro da diretoria. “Até então, as reuniões costumavam ocorrer totalmente em japonês. Mas agora, com a chegada das gerações mais novas, passamos a adotar o português como o idioma principal”, comentou o presidente.
Também apresentaram alguns dos projetos que almejam realizar durante a sua gestão. Dentro de poucos meses começarão com uma feira livre no kaikan, onde bazaristas poderão vender seus produtos. Saeki explica que “já tem pessoas que fazem manju e gyoza na região”. “Então a AACE Guatapará pretende proporcionar o espaço para que essas famílias possam vender esses produtos para aumentar a sua renda”, acrescentou Takagi. Segundo a diretoria, já tem 12 lojas confirmadas para participar desta feira.
O presidente ainda demonstrou interesse de promover o turismo rural, “organizando passeios de trator por exemplo”. Ele ressaltou a produção de renkon (raiz de lótus) abundante em Guatapará e a época de flor de lótus é uma temporada forte para turismo, considerando que “já teve ônibus fretados de outros municípios que foram organizados só para apreciarem o som que as flores fazem ao florescer”.
Além disso tudo, já tem data confirmada para o 61º Aniversário da Colônia Guatapará e da Festa da Colheita. Será realizada nos dias 15 e 16 de julho, com várias atrações, danças, apresentações, exposição de produtos, artesanato, comidas típicas e mais.
(Lika Shiroma)