“Não fiquei nervosa por ser a primeira vez que participei de um festival com várias outras idols, até porque não tinha noção de nada na época. Além disso, as meninas do MomoClo [abreviatura do grupo Momoiro Clover] foram simpáticas e as do Vanilla Beans também me ajudaram muito, então me senti muito confortável. Até me ajudaram a fazer a lição de casa nos bastidores (risos). Também tinha o privilégio de ser nova, então eu não estava nervosa com nada, apenas com a sensação de ‘que divertidooooo’, isso era tudo o que eu tinha em mente quando estava me apresentando”.
Nunca foi usado o termo “período de guerras¹”
“Vamos fazer desse evento incrível para que todos possam voltar para casa sorrindo”. Esse foi o conceito do Tif que Kadosawa, como o produtor geral, defendeu na frente de toda a equipe. Com todos os participantes, pessoas envolvidas e fãs voltando para casa com sorriso no rosto, pode-se dizer que o objetivo inicial foi plenamente alcançado. Exceto o próprio Kadosawa, que diz “eu mesmo não estava rindo nem um pouco” zombando de si.
“É algo que eu posso contar porque já passou, mas do ponto de vista comercial, o evento foi um fracasso. Não que tenha causado uma perda enorme para a empresa, então talvez seja um exagero dizer que foi um ‘fracasso catastrófico’. Mas, de qualquer forma, não conseguimos vender quase nada de camisetas e livretos do evento, sobrou um monte (risos)”.
Interpretando positivamente, se tivesse muito lucro desde a primeira edição, isso, sim, poderia ter sido um problema. As agências das idols poderiam ter dito algo como “só vocês da emissora conseguiram lucrar, injusto!”. Mas ainda assim, como um negócio de adulto, só de levar o sorriso no rosto das pessoas é um tanto insuficiente. Até então, não foram muitas as oportunidades de conhecer o lado comercial do Tif, então aproveitamos para perguntar:
¹ Originalmente, utilizado o termo “Sengoku Jidai”: o período Sengoku, foi uma das fases mais conturbadas e instáveis da história do Japão, marcada por constantes guerras. Ocorreu entre a metade do século XV e o final do século XVI. (Wikipedia) Nas mídias japonesas, foi adotado o apelido “Aidoru Sengoku Jidai” para se referir ao período de extrema concorrência entre os grupos idols em 2010.