A origem do Tokyo Idol Festival, o maior evento de idols do Japão – Parte III

O criador do evento, produtor Seita Kadosawa, revela verdades sobre a parte financeira do Tif

Tokyo Idol Festival
Grand finale do Tif 2011

Dando continuidade à edição anterior, a presente matéria apresenta os primórdios do maior festival de idols do Japão, o Tokyo Idol Festival, também conhecido como Tif. Nas primeiras duas partes conhecemos os bastidores da primeira edição do Tif ocorrido em 2010. O evento teve a participação de grupos como o Momoiro Clover antes do seu sucesso estrondoso, motivo do evento ser referido como um mito entre os atuais fãs de idols. Mas como foi a reação das próprias idols? Trouxemos depoimentos do produtor Seita Kadosawa, da Fuji Television, responsável pela produção geral do primeiro Tif, bem como das próprias idols que participaram do evento.


Tinha, mas não tinha um cronograma

Há cerca de 13 anos, ocorria o primeiro evento musical de grande porte dedicado exclusivamente a idols, o Tokyo Idol Festival 2010. O evento foi um grande sucesso, atraindo cerca de 5 mil visitantes durante os dois dias. Não há dúvidas de que o boom de idols se intensificou ainda mais com a realização do Tif, que reuniu uma grande variedade de grupos. As primeiras duas partes desta série de matérias foi abordado sobre a criação do evento, com muita persistência e paixão do produtor geral Seita Kadosawa em organizar um evento sem precedentes. Dando continuidade, agora o foco será mais no próprio evento.

Grand finale do Tif 2010

A memorável primeira edição do Tif não foi realizada em Odaiba, mas em Shinagawa. “Tinha, mas não tinha um cronograma”, ri Rena, ex-integrante do Vanilla Beans. Ela conta a confusão típica de um evento inédito.

Rena, ex-integrante do Vanilla Beans

“O palco principal foi no Shinagawa Stellar Ball, mas o espaço de eventos do hotel do lado também foi utilizado como local das apresentações. Entretanto, o cronograma não tinha sido elaborado considerando o tempo de deslocamento entre Stellar Ball e o espaço de eventos… No dia do Tif, cada grupo foi acompanhado por um comediante novato que atuou como um coordenador local, mas nem ele conhecia essa área de Shinagawa direito (risos). Lembro que as idols, a equipe administradora dos grupos, os comediantes, todo mundo estava perdido. Mas, olhando para trás agora, isso também é uma boa lembrança”.

O Tokyo Girls’ Style era um grupo recém-formado e as integrantes ainda eram crianças em termos de idade. Na coletiva de imprensa realizada em junho, Miyu Yamabe acabou chorando de tanto nervosismo, mas recorda que conseguiu aproveitar e se divertir no próprio evento em agosto:

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img