A origem do Tokyo Idol Festival, o maior evento de idols do Japão – Parte II

Os bastidores do maior festival de idols do Japão: como foi o preparativo até a realização da primeira edição

Tokyo Idol Festival
Primeira noite do Tif

O Tokyo Idol Festival, também conhecido como Tif, é o maior evento de idols do Japão, iniciado em 2010. No ano passado, o Tif 2022 voltou a ser realizado de forma presencial depois de 3 anos, sendo um sobrevivente da pandemia. Desde a década de 2010, o Festival sempre se permaneceu na ativa, sendo um evento de muito sucesso dentro do cenário de idol feminino. Há 13 anos, ainda era raro unir vários grupos idols. De que forma então se originou a ideia do Tif? O produtor Seita Kadosawa, da Fuji Television, que foi o criador e coordenador do Tif até a sua quarta edição em 2013, revelou “a verdade sobre o 13º ano do Tif”.

Caso tenha perdido o começo do especial, você poderá ler a primeira parte por aqui.


Na véspera da “tempestade” de idols

Voltando a falar sobre a startup do Tif. Dar o primeiro passo é sempre o mais difícil. O local escolhido para o evento, Shinagawa, era um bom ponto de partida, mas havia outras questões que precisavam ser resolvidas. Quanto aos artistas participantes, Kadosawa e sua equipe estavam ainda procurando um caminho nos preparativos.

“Se fosse um show de um único grupo ainda daria para fazer algumas estimativas, mas nem tinha ideia de quantas pessoas viriam mesmo que conseguíssemos convidar muitos grupos. Era tudo uma incógnita. Afinal de contas, era a primeira vez, então não havia resposta preparada para nada. Também não dava para consultar ninguém, sendo um projeto sem precedentes. Fui de um lado para o outro, abordando todas as pessoas com as quais eu tinha alguma conexão e, de alguma forma, conseguia que elas fossem me apresentando para outras e assim por diante…”.

Felizmente, 2010 foi início do “pico” de surgimento de idols, quando as principais agências de entretenimento foram inspiradas pelo sucesso do AKB48. Elas queriam promover seus próprios grupos idols, aumentando o número desses grupos em um ritmo acelerado. Tanto socialmente quanto industrialmente, estava explícita a aproximação de um novo boom de idols.

O “Idol Unit Summer Festival 2010” foi outro evento que também incendiou o boom dos idols. Foi realizado cerca de três semanas após o Tif 2010.

“Alguns grupos como SUPER☆GiRLS da Avex, Sakura Gakuin da Amuse, Passpo☆ da Platinum… e Momoiro Clover da Stardust já estavam em atividade há algum tempo. De qualquer forma, todas elas (agências) certamente estavam sedentas para divulgarem o seu nome. Quase todos estavam esperando por uma oportunidade de serem vistos. Acho que era ainda mais importante ter o contato direto com o público por meio de shows do que só aparecer na televisão. Então quando comecei a divulgar ‘irei fazer um evento de idols assim’, papos como ‘que tal convidar aquele grupo?’ começaram a chegar aos poucos. Quando reparei já eram mais de 50 grupos com participação confirmada”.

A monetização foi outra dor de cabeça para o Kadosawa. Quais seriam as projeções para receita e qual deveria ser o preço dos ingressos? Como ganhar dinheiro com streamings e programas de televisão? É ótimo pensar “quero organizar um festival ao ar livre, porque parece legal”, mas como um adulto, isso vem acompanhado de responsabilidades. Sem um planejamento do negócio, não teria como convencer os superintendentes da emissora. Quando questionado sobre essa parte, Kadosawa, com um tom baixo de voz, começou a revelar as verdades que só puderam ser ditas agora.

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