A celebração do Ano Novo Japonês 

No Japão Expresso da semana passada trouxemos algumas peculiaridades do Natal japonês, ao mostrar que é uma data celebrada de forma não convencional em relação aos países como o Brasil. Hoje, falaremos sobre o お正月(oshougatsu), ou em português, o Ano Novo, que aos olhos dos japoneses, é considerado a data comemorativa mais importante do ano. Mas o que tem de tão especial no Ano Novo japonês?

A celebração tem origem na Era Nara (710-794), quando o país adotou o calendário lunar chinês. Posteriormente, as atividades tradicionais do período mudaram quando o país fez a transição para o calendário gregoriano e agora o Ano Novo é comemorado em 1º janeiro. Hoje, as seguintes atividades são feitas na maioria das casas japonesas:

お掃除 (osouji): antes da virada do ano, é tradição realizar uma grande limpeza na casa. Para a realização a participação de todos os membros da família é fundamental. Seguindo os rituais do xintoísmo, a limpeza está associada a purificação tanto do ambiente quanto do espírito. Nada mais indicado para fazer no Ano Novo, não? 

Nessa passagem de ano também temos decorações próprias da época, que são colocadas nas entradas das casas e estabelecimentos. Importante salientar que há regras para colocar os enfeites. O primeiro deles, chamado de 門松 (kadomatsu) é feito de galhos de bambu, pinheiro e ameixa e deve-se evitar de colocar no dia 29, por ser considerado um dia de azar e no dia 31 de dezembro, pois traz um tom de que você se apressou e não deu o devido tempo para o momento. Outro enfeite icônico é o しめ飾り (shimekazari), uma espécie de guirlanda sagrada que tem o poder, segundo a crença, de espantar os maus espíritos. 

Após toda essa preparação, temos a véspera de Ano Novo, em japonês,大晦日 (oosmisoka), com visitas ao santuário na para esperar a virada do ano com as tradicionais cerimônia dos templos, onde presenciamos os 108 sinos 除夜の鐘 (joyanokane), a fim de dissipar os 108 sentimentos de sofrimento que experimentam os seres humanos.

Com podemos ver, esse é um momento de reflexão, renovação e convivência com a família e entes queridos. E ainda tem várias outras atividades que falaremos posteriormente! Vamos aprender algumas frases úteis para dizermos no Ano Novo?

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img