Realizado nos dias 16 e 17 de setembro, em Brasília (DDF), a 5ª edição do Encontro Nacional Gaimusho Kenshuei contou com a participação de 27 bolsistas de várias regiões do Brasil e convidados de lideranças regionais e nacionais. Com apoio da Embaixada do Japão no Brasil, marcaram presença durante o evento o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o ministro do Japão no Brasil, Shuichi Takano e o 1ª secretário da Embaixada do Japão no Brasil, Katsuki Urashima, entre outras autoridades.
A abertura, no dia 16, no Auditório de Eventos – Hotel Blue Tree Premium Jade, reuniu 45 pessoas e contou com Simpósio Cultural. Compuseram a mesa da cerimônia o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi; o vice-presidente da Associação do Encontro Latino-Americano, Kiyoshi Harada; o presidente da JCI Brasil, Nelson Takahashi; o presidente da REN Brasil, Seiti Iwano e a coordenadora geral do V Encontro Nacional Gaimusho Brasil, Márcia Nakano Kawase.
Shinzo Abe – Em seu discurso, Teiji Hayashi destacou a importância das relações Brasil-Japão, a interrupção dos programas de intercâmbio do governo por conta da pandemia e também lembrou do assassinato do ex-primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e de como ele lutou e trabalhou para a comunidade nikkei em todo o mundo – principalmente do Brasil e América Latina – e como ele contava com os nikkeis para continuarem sendo essa ponte Brasil-Japão.
Na oportunidade, Kiyoshi Harada o homenageou com a outorga do Prêmio Desembargador Roque Komatsu.
Coube ao próprio Harada abrir o Simpósio palestrando falando sobre a trajetória dos encontros anteriores e a importância da parte cultural e participação de todos em encontros presenciais e também como cada vez mais, a presença do nikkei em ações e projetos que fortalecem a relação de negócios Brasil-Japão se faz necessária.
Representatividade nikkei – Kenzô Machida destacou alguns pontos importantes levantados na palestra, como a representatividade do nikkei em cargos de destaque na sociedade. Foram debatidos aspectos culturais japoneses e também de valores e princípios passados de geração para geração que são comuns a muitos nikkeis que ocupam cargos de destaque na sociedade e como esses fatores determinam o sucesso e a trajetória dos presentes que se identificaram com as falas dos ex-bolsistas, cheias de exemplos e histórias.
Sou Gaimusho Kenshuei – A programação contou ainda com um encontro na Residência do Embaixador do Japão no Brasil e o lançamento do livro “Sou Gaimusho Kenshusei”, obra idealizada pelo bolsista de 2020 pelo escritor André Kondo.
O segundo dia do Encontro Nacional foi dedicado a atividades culturais e de integração entre os ex-bolsistas, com visitas a pontos turísticos de Brasília, como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.
O ex-bolsista Mário Kato ofereceu um almoço especial aos participantes e recebeu de Kiyoshi Harada o prêmio Mario Osassa pelos relevantes serviços prestados ao país e à comunidade nipo-brasileira.
A agenda incluiu ainda um Bate-papo Cultural no Clube Cultural e Recreativo Nipo-Brasileiro, onde foi realizado também o Jantar de Despedida.