57º Natal Budista – Hana Matsuri acontece na segunda-feira (03), no bairro da Liberdade

Evento é uma realização conjunta da Federação das Escolas Budistas do Brasil e Acal

No dia 03 de Abril acontece mais uma edição do tradicional Hana Matsuri, conhecido como Natal Budista, organizado pela Federação das Escolas Budistas do Brasil e Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade). O local é o também icônico bairro japonês da Liberdade, em São Paulo.

Como ocorre com o Natal cristão, quando se comemora o nascimento do Jesus Cristo, no Hana Matsuri celebra-se o nascimento de Buda. Durante o dia, o público é convidado a banhar a imagem de Buda com chá doce (Amacha), além de praticarem de uma procissão.

O gesto de derramar o chá sobre Buda significa uma purificação, desejando o bem-estar da saúde das crianças e realizações dos sonhos. Antigamente o Amacha era utilizado como repelente e como amuleto também.

A procissão será formada por crianças entre 3 a 10 anos, vestidas com trajes da época Heian, e percorrerão as ruas da Liberdade. Vale lembrar que pessoas de qualquer idade podem se juntar ao grupo. 

No festival também poderá ser vista a imagem de um elefante branco, considerado como animal sagrado. Há várias teorias da razão por elefante ser considerado. Uma das teorias principais é que a Maya, a mãe do Buda, sonhou que o elefante branco entrou no seu corpo pela sua axila. Após dias ela descobre que estava grávida e nasce o Buda. Por esse motivo acredita-se que o elefante branco carregou o Buda.

O festival é gratuito e começa às 10 horas, no Jardim Oriental (rua Galvão Bueno, Liberdade – SP) e segue até dia 08.

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img