46º Keiroukai da Renmei homenageia idosos no Rio de Janeiro

Tocadores adultos, mirins e tibiko do Rio Nikkei Taiko – TERUKO OKAGAWA MONTEIRO

Em 17 de setembro de 2023 a Renmei – Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro realizou o “46º Keiroukai” (Dia de Respeito ao Idoso) na Associação Nikkei do Rio de Janeiro. Teve apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro e da Rio Nikkei. Sem acontecer por 3 anos, o reencontro dos participantes foi muito caloroso.

O apresentador Walter Yoshida , vice-presidente da Renmei, conduziu um minuto de silêncio em memória dos veteranos nikkeis. Fizeram suas saudações Koji Fukasawa, presidente da Renmei, Yoshihide Kawai, presidente da Câmara Japonesa/Rio, cônsul-geral adjunto Yoshitaka Kinoshita e Hiroshi Kozakai, diretor da Escola Japonesa do Rio de Janeiro. Os brindes foram conclamados por Kenhitiro Kurihara, presidente da Rio Nikkei.

Mari Fujiwara, professora da UERJ, leu os nomes e cidades dos 119 idosos de igual ou  maior de 85 anos de idade. Os homenageados receberam suas lembranças, e os ausentes através de suas associações. Kenichi Kawae, de Papucaia, que fez 89 anos em 15 de setembro deste ano, agradeceu em nome dos idosos. 

Com explicação sobre tipos de  vestes japonesas pela professora Yo Matsudaira, o desfile de quimonos encantou a todos.

O almoço bufê alegrou os convivas com iguarias japonesas confeccionadas pela chef Mayumi Muto e pelo Fujinbu Rio Nikkei.

À tarde, os participantes foram presenteados com impressionantes  apresentações dos veteranos, jovens, mirins e tibiko do Rio Nikkei Taiko. Sérgio Harumi Tanigawa, renomado cantor de São Paulo, arrancou aplausos da plateia. Lilian Eiko Sinohara, jovem professora de dança japonesa da Rio Nikkei, encantou a todos com seus números, e ensinou os passos de bon odori. A carinhosa festa foi encerrada com os participantes dançando o Bon Odori junto à Lilian Sinohara, e animados pelo cantor Tanigawa.

Todos se despediram com recíprocos desejos de muita  saúde e vontade de se reencontrarem por inúmeras vezes ainda.

Kenichi Kawae recebe sua lembrança

Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img