42ª edição da Festa de Flores e Morangos será realizada em novo endereço

Festa de Flores e Morangos de Atibaia é uma das mais tradicionais do país e costuma receber mais de 100 mil visitantes de todo território brasileiro – Arquivo

Sonho antigo dos fundadores da Associação Hortolândia de Atibaia, que já visualizaram a necessidade de um local próprio há cerca de 40 anos, o Parque Ecológico de Atibaia já está pronto para receber a 42ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia, que será realizada de 06 a 29 de setembro – sempre às sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h. “Na 42ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia acreditamos que estamos realizando os sonhos e desejos dos pioneiros e de todas as famílias que adotaram Atibaia como sua terra”, conta a diretora da Associação Hortolândia, Margareth Iijima

Ela destaca a importância de ter um local próprio, onde os produtores rurais de Atibaia possam apresentar suas produções e as belezas agrícolas de Atibaia e agradece “todas as pessoas e familiares de Toraki Yano, Nobu Kikuti, José Pires de Camargo e Zilda Nicolau de Campos, que diretamente ou indiretamente nos permitiram ter um local próprio e realizar essa grande festa”. “Temos ainda uma grande jornada pela frente”, disse Margareth.

Tempo certo – Para o presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, Nelson Yoshida, “tudo tem seu tempo certo para acontecer”. “Apesar de estar sendo corrido e trabalhoso, tudo tem seu tempo certo para acontecer. E o momento é esse”, disse Yoshida, acrescentando que “estão faltando apenas pequenos ajustes”.

Da área total de 540 mil metros quadrados do parque, cerca de 120 mil metros quadrados serão utilizados para a festa, sendo 9 mil metros quadrados de área coberta. Além disso, o novo espaço conta com um estacionamento para  120 ônibus de excursão – quando estiver pronto a capacidade será aumentada para 250 coletivos – além de vagas para cerca de  700 veículos de passeio.

Sistema moderno – Haverá ainda espaço de venda de flores e morangos, praça de alimentação, pavilhão de exposição de flores, palco de shows e mini shopping.

Nelson Yoshida explica que o Parque conta com sistema de água potável “e o que está dando um pouco mais de trabalho é a parte de saneamento, que até o dia da abertura vai estar funcionando perfeitamente”. “É um sistema moderno, como exige o Parque Ecológico, ou seja, um sistema ecologicamente correto. O sistema que está sendo implantando é um sistema que vai ter zero descarte de água servida, vai ser totalmente reciclado e vai ser 100% reutilizado”, garante Yoshida, assegurando que o parque manteve toda a parte de vegetação nativa. “Foi feita a movimentação de solo, mas só na área de pastagem. Como compensação ambiental, fizemos o plantio de 3 mil novas árvores”, frisou o presidente, explicando que a ideia é, futuramente, receber “muitos eventos do município”.

Para a região – “O Parque Ecológico está sendo preparado para receber exposições e feiras. Queremos fazer parcerias não só com a Prefeitura mas também com outras associações, que poderão realizar seus eventos lá. Tudo está sendo preparado para atender o munícipe, como era o sonho dos nossos fundadores. O senhor Nobuyuki Hiranaka (1944-2012), que presidiu nossa associação, costumava dizer que o Parque é para a cidade. É para ajudar a fortalecer a economia e o desenvolvimento turístico da região”, explicou Nelson Yoshida, lembrando que a Associação Hortolândia de Atibaia foi criada em 1991 com a união das entidades que promoviam a Festa de Flores e Morangos até então.

História – Já em 1993, a nova associação passou a organizar e realizar essa grande festa, contando com apoio da Pró Flor, Associação Cultural de Atibaia (ACA) e do Sindicato Rural, como segue até os dias de hoje.

A Festa de Flores e Morango já foi realizada no trevo da Fernão Dias (onde hoje acontece a Feira do Produtor Rural Mario Inui), na antiga Estação de Ferro da Bragantina (atual sede do Fundo de Social de Solidariedade), no pátio do antigo depósito da Prefeitura Municipal, nos ginásios de esporte Elefantão e Elefantinho, e, até 2023, no Parque Municipal “Edmundo Zanoni”.

Paz – A 42ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia terá como tema a “Paz”. A área verde estará disponível com diversos jardins floridos especialmente preparados para o evento.

Capital nacional do morango – Atibaia é hoje a maior produtora de morangos do Estado de São Paulo e uma das maiores produtores de flores do país, onde se destacam a diversidade.

Para o secretário municipal de Agricultura de Atibaia, Gabriel Sola, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia é importante tanto para a economia como para o turismo pois “atrai um público de fora da cidade”.

“Recentemente, Atibaia foi reconhecida como a Capital Nacional do Morango e ter uma festa desse porte, dessa magnitude, fortalece a cidade como um todo”, explica o secretário, referindo-se à lei publicada no Diário Oficial da União a 28 de junho de 2022.

Presidente da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia, Jarinu e Região, Osvaldo José Maziero, Atibaia “sempre foi a pioneira no uso das tecnologias do morango”. Em 2024, os produtores da região iniciaram o cultivo de uma nova variedade, o morango Fênix, lançado após um trabalho desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em todo o país.

Qualidade – “Se hoje nós não somos os maiores produtores de morangos do país, modéstia à parte, em qualidade somos os primeiros. Muitas coisas ligadas ao morango nasceram em Atibaia, como  a Produção Integrada de Morango (PIMo) e isso fortaleceu nossos produtores”, afirma Osvaldo Maziero, explicando que “a gente se sente honrado porque o nosso morango é diferenciado”.

Pão de morango – De acordo com Nelson Yoshida, quem visitar a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, além de levar a fruta in natura, poderão saborear também diversos doces e salgados que levam o morango como ingrediente.

Desde o famoso pastel de morango até merengue com morango e chocolate, espetinhos de morango, suco de morango, sorvetes e a novidade deste ano: pão de morango.

Também é possível assistir à programação de shows culturais, aos sábados e domingos, das 10h às 17h, em uma área coberta e com cadeiras, garantindo a acomodação de todo o público.

Atrações – A programação terá apresentações de músicas e danças tradicionais de diversas nacionalidades, incluindo as atrações tradicionais do evento, como o bon odori e danças típicas, além de grupos d etaiko (tambores japoneses)como o Kawasuji Seiryu Daiko, de Atibaia, e o Ryukyu Koku Matsuri Daiko. Entre os cantores, destaque para Sergio Tanigawa.

Ingressos e excursões – A venda de ingressos para a 42ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia já está aberta e a compra pode ser feita pelo link https://www.floresemorangos.com.br/links/ . Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). Toda sexta-feira terá valor promocional de meia entrada para todos.

Além da venda on-line, é possível comprar diretamente, aos sábados e domingos, no Graal, na Rodovia Fernão Dias, no KM 61, e também na bilheteria de venda de ingressos na portaria do evento. Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone 0800-055-5979 (atendimento por telefone) e WhatsApp (11) 93495-1053 e (11) 93328-0358 (ICD), para compra on-line.

Como chegar ao Parque Ecológico de Atibaia – O novo local está localizado na Rodovia Dom Pedro I, antes do primeiro pedágio, na Av. Nobuyuki Hiranaka, 566, Atibaia.

Apresentação de taiko é um dos destaques da programação

(Aldo Shiguti)

PROGRAMAÇÃO

Sexta – 06/09

12:00 – Kaíto de Paula anima o palco com muita música e bricadeiras

Sábado – 07/09

12:00 – Puro Country de Tuiuti – Regional

13:00 – Grupo Tirol – Áustria

14:00 – Grupo Sonnenblume – Alemanha

15:00 – Taiko – Japão

16:00 – Grupo Nuaar – Árabe

Domingo – 08/09

12:00 – Bon Odori – Japão

13:00 – Lituanas Rambynas – Lituânia

14:00 – Grupo Jadran – Croácia

15:00 – Taiko – Japão

16:00 – Grupo Volga – Rússia

Sexta – 13/09

Grupo Ccti

12:00 – Kaíto de Paula anima o palco com muita música e bricadeiras

Sábado – 14/09

11:00 – Sumô – Japão

12:00 – Sergio Tanigawa – Japão/Brasil

13:00 – Aozora Daiko de Bragança – Japão

14:00 – Grupo Edelweiss – Alemanha

15:00 – Taiko – Japão

16:00 – Frat. Caporales Mi Viejo San Simón – Bolívia

Domingo – 15/09

12:00 – Bon Odori – Japão

13:00 – Filhas de Ísis – Árabe

14:00 – Ryukyu Koku Matsuri Daiko – Japão

15:00 – Taiko – Japão

16:00 – Santa Marta dos Navegantes – Portugal

Sexta – 20/09

Grupo Ccti

12:00 – Kaíto de Paula anima o palco com muita música e bricadeiras

Sábado – 21/09

11:00 – Let’s Dance Atibaia – Regional

12:00 – Banda Sinfônica – Regional

13:00 – Centro de Estudo Flamenco – Espanha

14:00 – Grupo Zorbás – Grécia

15:00 – Taiko – Japão

16:00 – Fanfarra de Atibaia – Regional

Domingo – 22/09

12:00 – Bon Odori – Japão

13:00 – Raízes do Catira – Regional

14:00 – Shinsei Acal – Japão

15:00 – Taiko – Japão

16:00 – Isbá – Bielorússia

Sexta – 27/09

Grupo Ccti

12:00 – Kaíto de Paula anima o palco com muita música e bricadeiras

Sábado – 28/09

12:00 – Orquestra Coc – Regional

13:00 – Grupo Allegretto – Regional

14:00 – Grupo Tanzfreunde – Alemanha

15:00 – Taiko – Japão

16:00 – Grupo Kantuta – Bolívia

Domingo – 29/09

12:00 – Bon Odori – Japão

12:00 – Russo Jazz Band – Apresentações Itinerantes

13:00 – Grupo Ishin Yosakoi Soran – Japão

14:00 – Companhia Balalayka – Rússia

15:00 – Taiko – Japão

16:00 – Grupo Kagura – Japão

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img