“Gostaria de promover ainda mais a cooperação e o intercâmbio com o povo brasileiro”, diz novo embaixador do Japão a fim de fortalecer as relações Japão-Brasil

Feliz ano novo! Sou HAYASHI Teiji, Embaixador do Japão no Brasil desde dezembro de 2021. Gostaria de parabenizar a publicação do “Jornal Nippon Já” e sua “Edição Especial do ano novo”. Espero que o “Jornal Nippon Já” seja amado pela comunidade nikkei e pelo povo brasileiro por muito tempo, e que desempenhe um papel importante na divulgação de informações relacionadas ao Japão no Brasil.

Anteriormente, atuava como ministro-assistente para Assuntos sobre América Latina e o Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Portanto, estive envolvido na diplomacia com países latino-americanos, incluindo o Brasil, o qual tive a oportunidade de visitar a serviço por diversas vezes. Tenho muitos amigos aqui, no entanto esta é a primeira vez que venho residir e trabalhar. Como embaixador, estou muito honrado e feliz em poder trabalhar no Brasil.

A relação entre os dois países progrediu de forma constante ao longo do último ano, quando eu atuava como Ministro-Assistente para Assuntos sobre América Latina e o Caribe. Por exemplo, em dezembro de 2020, os dois países assinaram um novo memorando de cooperação em defesa. E em janeiro de 2021, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Senhor Motegi, visitou o Brasil. Além da cooperação bilateral, temos trabalhado em estreita colaboração na sociedade internacional, com iniciativas como, por exemplo, a realização da Reunião Informal sobre Ações Futuras para o Combate à Mudança do Clima, e a abertura do Diálogo Japão-EUA-Brasil. Agora, como embaixador do Japão no Brasil, gostaria de desenvolver ainda mais esse relacionamento positivo.

Neste contexto, os laços de amizade construídos pela maior comunidade nikkei do mundo, com cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, e pela comunidade brasileira no Japão, com cerca de 210 mil pessoas, são bases importantes para relações amigáveis entre os dois países.

Os imigrantes japoneses e seus descendentes enfrentaram muitas dificuldades. Mas eles trabalharam diligentemente, contribuíram muito para o desenvolvimento do Brasil e ganharam a confiança da sociedade brasileira. Manifesto minha homenagem a eles. Ao divulgar a cultura, as virtudes e os valores japoneses para o Brasil, a comunidade nipo-brasileira constitui uma importante ponte entre os dois países. Farei o possível para cooperar com várias atividades, bem como o desenvolvimento da comunidade japonesa no Brasil.

Recentemente, os jovens nikkeis tem realizado muitas atividades junto à comunidade. Estas são iniciativas que me inspiram confiança. A nova geração de nikkeis é fundamental para assegurar que os valores e as redes da comunidade nikkei sejam herdados pelas gerações futuras. Gostaria de apoiar os esforços da geração jovem, neste sentido.

O ano de 2022 marca o 200º aniversário da independência do Brasil. E será ainda mais importante para o povo brasileiro, como um ano de eleições presidenciais. Levando em consideração esses acontecimentos relevantes, gostaria de promover ainda mais a cooperação e o intercâmbio com o povo brasileiro a fim de fortalecer as relações Japão-Brasil. Conto com apoio e cooperação de todos”.

*Teiji Hayashi, Embaixador do Japão no Brasil

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img