36º Festival de Outono ‘Akimatsuri’ comemora recorde de público

Grupo Ryuko Taiko de Mogi das Cruzes encantou o público que prestigiou o 36º Festival de Outono Akimatsuri

O roteiro para o encerramento do 36° Festival de Outono Akimatsuri não poderia ter tido um final mais feliz. Diferentemente do primeiro final de  semana (8 e 9), o tempo desta vez ajudou e os organizadores fecharam o evento, nos dias 15 e 16, com recorde de público. Segundo Frank Tuda, presidente da Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) – entidade responsável pela organização do evento – 122 mil pessoas passaram pelo Festival de Outono Akimatsuri 2023 nos quatro dias de programação – o recorde anterior era de 120 mil visitantes.

“O último final de semana foi excelente. Sábado ficou lotado o tempo inteiro, com muita fila pra entrar. E no domingo, com o tempo ensolarado, foi algo fora do normal. Por volta do meio-dia ficou tão lotado que não tinha nem como andar no local do evento”, disse Frank Tuda, explicando que, quem foi de carro teve que enfrentar uma fila de até 2 horas para poder entrar na sede campestre do Bunkyo. 

“Foi excepcional para nós, mas entendemos que para o público causou transtorno”, disse Tuda, acrescentando que, um bom termômetro foi a praça de alimentação. 

“O espetinho e hambúrguer de wagyu, os nossos carros-chefe deste ano, do nosso parceiro Prime Beef, foram um sucesso total. Outros pratos também praticamente esgotaram quase tudo”, comemorou Frank, que parabenizou e agradeceu toda equipe comandada por Daniel Aoyagui, aos voluntários, diretores, fornecedores, patrocinadores e público. “Graças a união de todos alcançamos nossa meta”, destacou.

Atrações – O último final de semana do Akimatsuri reservou muitas atrações para o público: shows de música, taikô, artes marciais e danças japonesas. Os destaques ficaram por conta do show de Joe Hirata, que encerrou a programação de sábado, a dança bon odori e o concurso Miss e Mister Akimatsuri Júnior.

Já o domingo contou com apresentações como o cantor Diogo Miyahara, que trouxe músicas dos seriados japoneses dos anos 80 e 90, Karen Ito com os grandes clássicos da música enka, e Requios Gueinou, com o tradicional taikô de okinawa.

Youtubers – Nos quatro dias, o destaque do 36º Festival de Outono Akimatsuri foi o casal de Youtubers Guti e Ellie, sucesso entre os nikkeis pelo mundo todo, que atenderam o público que compareceu  no estande do Akimatsuri, onde fizeram caligrafias japonesas personalizadas (shodô), com paciência e sempre com um sorriso no rosto.

A Vila Cultural, com oficinas de Mangá, Shodô, Origami, Ikebana, Cerimônia do Chá, Pedidos a Buda, e o Pavilhão Agrícola, com exposição de produtos agrícolas da região e venda de caqui, cogumelos, verduras, frutas, legumes, ovos e flores, com preços promocionais do produtor, além de bazaristas e expositores completaram o roteiro do Akimatsuri 2023, que ofereceu, mais uma vez, uma imersão da cultura japonesa em Mogi das Cruzes.

(Aldo Shiguti)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img