36º Akimatsuri espera grande público neste final de semana em Mogi das Cruzes


Cerimônia de abertura da festa teve o tradicional kagami biraki com presença de autoridades

Depois de um primeiro final de semana em que o tempo não colaborou, a Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), espera fechar a 36ª edição do Festival de Outono – Akimatsuri – neste sábado e domingo (15 e 16), em seu centro esportivo, no bairro Porteira Preta, em Mogi das Cruzes, com um grande público. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 120 mil visitantes nos quatro dias de evento.

De acordo com o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, apesar do mau tempo – e do feriado de Páscoa – o primeiro final de semana do Akimatsuri recebeu um bom público. “Sábado (8) foi bastante movimentado e chegou a nos surpreender. Já no domingo foi bastante razoável”, disse Frank, explicando que os pontos altos do primeiro dia do Akimatsuri foram o Tooro Nagashi, que atraiu cerca de 2 mil pessoas, e o Miss Akimatsuri 2023, que elegeu Micaelly Kaory Lopes Akizuki​, de 18 anos, como a mais bela descendente de japoneses do Alto Tietê. Além dos prêmios, ela vai representar Mogi e região na grande final do Miss Nikkey Brasil, que acontece no dia 8 de julho, no palco do 24º Festival do Japão realizado anualmente pela Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil).

Além de Micaelly Akizuki, foram eleitas: 1ª Princesa: Bianca Tiemi Nagayama Prata​; 2ª Princesa: Letícia Yukari Nagahashi Machado​; Miss Simpatia: Mariana Akemi Valladez Odashima​.

Kagami biraki – Também no sábado, foi realizada a tradicional cerimônia do kagami biraki – ou quebra do barril de saquê – que contou com a presença do prefeito de Mogi, Caio Cunha; do presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan; do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi e vereador licenciado, Pedro Komura; do  deputado federal Rodrigo Gambale e do deputado estadual Marcos Damásio, além da cônsul Adjunta do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Chiho Komuro, entre outras autoridades.

Para o prefeito Caio Cunha, “como sempre, o evento estava muito bem organizado em todos os detalhes”. “Parabenizo os organizadores, Frank Tuda e Daniel Aoyagui, e todos os voluntários e patrocinadores que fizeram esse evento ser referência para todo o país”, salientou o prefeito. Segundo Caio Cunha, a importância do Akimatsuri para Mogi das Cruzes, “além da importante celebração, se dá por ser um memorial da cultura japonesa, que muito contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”. “Quando a gente fala em Akimatsuri, falamos em festa, cultura, agricultura, desenvolvimento e a homenagem ao povo que tanto contribui com Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito, lembrando que “temos a missão de valorizar o que é nosso, o que é o nosso patrimônio”. “Na verdade, a maior riqueza de nossa cidade não são prédios, e sim as pessoas. O Akimatsuri é a nossa memória e já faz parte da história de Mogi”, destacou.

“Não é surpresa a magnitude deste evento. A colônia japonesa muito ensina a nós brasileiros. Fico muito feliz de participar desta festa tão tradicional. A Câmara Municipal sente orgulho de poder contribuir com o Akimatsuri, já que criamos lei municipal de incentivo à cultura que será mais uma ferramenta para ajudar a fazer essa festa magnífica”, disse Marcos Furlan.

Representando o governador de SP, Tarcísio de Freitas, o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena destacou que o Akimatsuri “congrega tanto o setor do agronegócios quanto o de negócios e o turismo rural”.

Tooro Nagashi atraiu cerca de 2 mil pessoas tradição

Gratidão – Em seu discurso, Frank Tuda disse que o objetivo do Akimatsuri é “estimular a reflexão e o reconhecimento dos benefícios da fertilidade de nossa terra e do trabalho de nossos agricultores”. “A Festa do Akimatsuri é um instante em que paramos para sermos gratos pelas nossas colheitas, pelos bons resultados que a agricultura dessa cidade tem dado a todos nós”, afirmou Frank Tuda, que para este último final de semana espera que o tempo ajude para que “possamos receber um grande público e assim fechar o Akimatsuri com chave de ouro”.

Miss e Mister Akimaturi – Quem não foi, tem apenas este final de semana (15 e 16) para prestigiar o 36º Festival de Outono Akimatsuri. Considerado um dos maiores festivais da cultura japonesa do Brasil, o evento é realizado desde 1986 na cidade de Mogi das Cruzes (Grande SP) e costuma atrair milhares de visitantes que buscam uma imersão na cultura japonesa. São quatro dias com dezenas de opções de comidas típicas deliciosas, programação cultural e artística com shows musicais, danças e artes marciais, incluindo os aguardados taikôs (tambores japoneses).

No sábado (15), por volta das 16 horas, no palco principal do Akimatsuri, a atração fica por conta do 17º concurso Miss e Mister Akimatsuri Júnior. O Miss e Mister Akimatsuri Júnior é um concurso que visa resgatar e cultuar a tradição nipônica através dos descendentes mirins. Podem se inscrever, por meio das escolas participantes, crianças a partir de 6 anos a 9 anos de idade completos (ensino fundamental). 

A programação do Akimatsuri conta ainda com o Pavilhão Agrícola, com exposição dos produtores da região, além da venda com preços especiais, e a Vila Cultural, onde os visitantes podem conhecer a Cerimônia do Chá e praticar diversas oficinas como shodô (escrita japonesa), origami (dobraduras de papel) e desenho (mangá), tanabata, entre outras tradições da milenar cultura japonesa. Os visitantes encontram ainda dezenas de expositores e bazaristas com diversos produtos e serviços.

Espetinho de wagyu – Já a praça de alimentação é um capítulo à parte com a tradicional gastronomia japonesa. São diversas opções de pratos que fizeram o washoku (culinária tradicional japonesa) ser  reconhecida pela Unesco em 2013 como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. O público poderá saborear desde os tradicionais yakisoba, temaki e okonomiyaki como o frango frito ao molho de gengibre e o combinadinho de sushi (no estande do Bunkyo de Mogi).

Uma novidade que está chamando bastante a atenção dos visitantes do Akimatsuri é o espetinho de carne de wagyu. Trata-se de um corte extremamente tenro, macio e saboroso, da raça bovina japonesa ‘wagyu’. Há também o chuck steak e o burguer de wagyu.

(Aldo Shiguti)

Vencedoras do concurso Miss Akimatsuri 2023

36º AKIMATSURI – FESTIVAL DE OUTONO

Quando: Dias 15 e 16 de abril (último fim de semana). Sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 21h

Onde: Centro Esportivo Bunkyo, na Av. Japão, 5919, Porteira Preta, Mogi das Cruzes/SP

Compre seu ingresso online: https://www.sympla.com.br/evento/36-festival-de-outono-akimatsuri-2023/1890887

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img