32º Festival Nipo-Brasileiro da Acema celebra 115 Anos da Imigração Japonesa

Já bastante tradicional no Festival, apresentação de bon odori reúne participação de associações de diversas cidades do Paraná

Uma realização da Acema (Associação Cultural e Esportiva de Maringá) com organização da Tasa Eventos e apoio da Prefeitura Municipal de Maringá, o tradicional Festival Nipo-Brasileiro chega a sua 32ª edição de 05 a 13 de agosto com expectativa de receber mais de 70 mil visitantes em nove dias de programação. O evento deste ano celebra os 115 Anos da Imigração Japonesa.

Considerado um dos mais importantes eventos do Paraná, o Festival Nipo-Brasileiro é reconhecido também como um dos maiores do Brasil.

O jantar de lançamento da 32ª edição foi realizado na noite desta quarta-feira (19) no salão social da Acema, palco do evento, e contou com a participação de autoridades, patrocinadores e expositores.

Segundo o CEO da Tasa Eventos, Sergio Takao Sato, “o Festival Nipo-Brasileiro é um dos principais eventos da cultura japonesa no Brasil e em nossa cidade, Maringá, a população aguarda ansiosa pelo evento no mês de agosto”, disse Takao, que organiza diversos matsuris pelo país como o Costão Matsuri – Festival de Cultura Japonesa do Costão do Santinho Resort, em Florianópolis (SC); o Festival Geek e Cultura Pop Oriental, no Sesi Cubatão (SP); o Jundiaí Matsuri, em Jundaí (SP); o Viva Japão!, no Museu da Imigração, em São Paulo; o Rio Matsuri, no Rio de Janeiro, e o Jungle Matsuri, em Manaus (AM), além de feiras e seminários.

Os participantes terão a oportunidade de apreciar inúmeros aspectos dessa cultura milenar nos quatro pavilhões que compõe o festival: comercial, artístico, cultural e gastronômico.

Quatro pavilhões – Expositores dos mais variados segmentos estarão presentes no pavilhão comercial. O pavilhão artístico será palco para inúmeras atrações musicais, shows de taiko, yosakoi, bon odori e matsuri dance. Destaques para as apresentações dos grupos Saikyou Yosakoi Soran, Wakadaiko (taiko), Hikari e Kotobuki (bon odori). Também estarão se apresentando artistas como Márcio Tomita, Aline Kiminami, Jane Ashihara, Aline Kiminami, Alexandre Ito, Larissa Hiratomi, Giovana Iriguti, Milene Morimoto, Mariko Nagao e Andressa Matsuda, Cintia Nishimura & Beto Sasazaki e Susana Sano.

Os fãs de anime poderão participar do concurso de cosplay. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site do festival: festivalnipobrasileiro.com.br.

No pavilhão cultural haverá exposição de bonsai, ikebana, origami, kirigami, entre outros. E a famosa gastronomia japonesa, que em 2013 foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, será servida no pavilhão gastronômico por cinco entidades: Acema, Wajunkai, Centro Cultural São Francisco Xavier, Nishi Honganji e Seicho-no-Ie. Com renda revertida para as entidades participantes, o público poderá saborear pratos como o tradicional yakisoba, guioza, tempurá, sushi e sashimi.

Guti – Segundo o presidente da Acema, Afonso Shiozaki, o Festival Nipo-Brasileiro é a festa mais aguardada pela comunidade nipo-brasileira e pelos fãs da cultura japonesa. Esse tradicional evento que já faz parte do calendário oficial da Cidade Canção tem atraído pessoas de diversas regiões do Brasil.
Este ano, quem promete marcar presença nessa 32ª edição é o Digital Influencer Tsuyoshi Oguti, conhecido nas redes sociais como Guti, o japonês que mais ama o Brasil. Casado com uma nikkei (brasileira descendente de japoneses), conheceu a comunidade brasileira no Japão e a cultura brasileira e se encantou.
Em seu perfil no Instagram @ola_guti, ele fala sobre as peculiaridades do Brasil sob a ótica de um japonês que se encanta com a nossa cultura. Com mais de 339 mil seguidores, Guti diz que faz questão de conhecer e participar desse festival que mostra com tanto carinho o seu país de origem.

Concorrida, praça de alimentação reúne entidades da cidade

(Aldo Shiguti)

Serviço – O 32º Festival Nipo Brasileiro será realizado entre os dias 05 a 13 de agosto, nas dependências da Acema, Av. Kakogawa, 50.
Valor do ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Dia 07/08 a entrada gratuita
Mais informações: www.festivalnipobrasileiro.com.br

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img