32º Campeonato Brasileiro de Softbol reúne mais de 800 atletas na Acel

Equipe Caimanera, campeã da Bronze – Categoria Adulto C (-50) – Ricardo Segatel

A Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina) sediou, nos dias 26 e 27 de agosto, o 32º Campeonato Brasileiro de Softbol Interclubes Aberto Masculino e Feminino. A competição reuniu mais de 60 equipes do Brasil, além de duas equipes peruanas e uma do Paraguai (formada por venezuelanos, cubanos e paraguaios), totalizando mais de 800 atletas. 

Segundo Nelson Yajima, diretor técnico do evento, o número de equipes – apesar de surpreendente – é menor que o de 2022. Ele lembra que a competição já chegou a ter 86 participantes.

As equipes foram divididas nas categorias Setentão, Cinquentão, Adulto A, B e C (-50 anos). De acordo com o presidente da Federação de Beisebol e Softbol do Paraná, Miguel Nishihara, participaram equipes do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Pará.

Guinness – “Este Campeonato é realizado há mais de 30 anos, sempre no último final de semana de agosto. Foram utilizados 11 campos simultaneamente no maior complexo beisebolístico da América Latina na Acel. O evento, acreditamos ser a maior realização de jogos em dois dias”, conta Nishihara, explicando que “tínhamos, inclusive, intenção de registrar o feito no Guinness Book”.

“O Campeonato também é uma forma de promover o encontro e reencontro  dos atletas que competiram no beisebol em alto nível técnico no passado”, disse o dirigente, acrescentando que, na oportunidade, foi comemorado os 30 anos do Mundial Sub 15 de beisebol conquistado em 1993 pelo Brasil na Acel. A equipe tinha 5 atletaslondrinenses.

Miguel explica que, a realização de uma competição desta envergadura só foi possível graças a dedicação e colaboração de várias pessoas. “Destacamos, entre eles, o saudoso Graciano Yagura, mais conhecido como Marajá, e sua equipe, e muitos outros que se dedicaram anonimamente. A eles nossa eterna gratidão”, observou.

(Aldo Shiguti)

Confira os resultados e destaques

Categoria Adulto AChave Ouro: Campeão: Amigos (Destaque: Victor Akira Ioshiuro) e Caimanera (Destaque: Vinicius Uhemura). Chave Prata: Campeão: Gravataí (Destaque: Juliano Miabe); Vice: Floripa Ichiban (Destaque: Ralph Oliveira)

Categoria Adulto BChave Ouro: Campeão: Legends B (Destaque: Edy Carlos); Chave Prata: Campeão: Abas (Destaque: Flavio Okuzono); Chave Bronze: Campeão: Marilia (Destaque: Paulo Tassinari)

Categoria Adulto C (+50) – Campeão: Ibiporã (Destaque: Jorge Sawada)

Categoria Adulto C (-50) – Chave Ouro: 1) Hidromatic (Destaque: Rafael Yamamoto); Chave Prata: 1) Guapirama (Edvaldo Carrapeiro); Chave Bronze: 1) Caimanera (Destaque: Rodolfo Nakahara)

Categoria Veterano CinquentãoChave Ouro: 1) Shibata A (Destaque: Shigueo Nakashima)

Categoria SetentãoChave Ouro: 1) Liga Oeste (Destaque (Celso Hayashi); Chave Prata: 1) Brasília A (Destaque: Agostinho Shibata)

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img