30ª Expo Aflord celebra Bodas de Pérola com jardim a céu aberto

Vice-cônsul Riho Kubota, presidente da Aflord, Tsutomu Makita, primeira-dama, Clau, e o prefeito Luis Antonio de Camargo

Quem ainda não foi, tem ainda este final de semana (26 e 27) e o próximo (2 e 3 de setembro) para conferir as novidades da 30ª Expo Aflord. O tradicional evento que acontece em Arujá (SP) é considerado um dos maiores festivais de flores do estado de São Paulo. Criada em 1989 pela Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra com o intuito de divulgar a produção dos floricultores associados, que abrange as cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Taubaté, Arujá, Guararema, Jacareí e São José dos Campos, a edição deste ano tem como tema ‘Bodas de Pérolas: 30 anos de Expo Aflord’.

Para marcar uma ocasião tão especial, o pavilhão de exposição ganhou um novo layout que promete surpreender quem já visitou a feira em anos anteriores. A área, antes coberta, virou um grande jardim a céu aberto, elaborado especialmente para esta edição comemorativa. Um túnel do tempo com cerca de 30 metros, com fotos de edições antigas, ajuda a contar um pouco sobre as três décadas da exposição.

A Expo Aflord 2023 apresenta ainda, no pavilhão de vendas, flores, plantas e insumos com preços promocionais diretamente do produtor, além de comidas típicas, atrações artísticas e culturais, além de bazaristas e expositores. O público esperado é de mais de 40 mil visitantes até o final do evento.

Edição comemorativa ganhou jardim a céu aberto

Internacional – Não por acaso, a feira é hoje roteiro turístico conhecido dentre o público amante de flores e plantas. A presença de três Secretarias estaduais – Turismo, Agricultura e Cultura e Economia Criativa – no evento ilustra bem a importância da Expo Aflord para o crescimento de São Paulo. “O governo do Estado de São Paulo não apenas aplaude o sucesso da Aflord e da Expo Aflord como também é parceiro e quer aumentar a sua parceria porque quer ver cada vez mais a Expo Aflord ganhando dimensões e sendo reconhecida nacional e internacionalmente”, disse o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Agroturismo – Presente na cerimônia de abertura, realizada no sábado, 19, o secretário do governo Tarcísio de Freitas afirmou que “hoje não se fala em agroturismo sem falar na Expo Aflord e sem reconhecer a importância e a grandeza que esta iniciativa se tornou”. Ele destacou também a contribuição dos imigrantes japoneses para o desenvolvimento de Arujá, do Estado de São Paulo e do país.

“Vi a Expo Aflord nascer e se desenvolver até se tornar, ao longo desses 30 anos, neste ícone no calendário não só do município de Arujá mas no calendário do Estado de São Paulo. O sentimento é de gratidão por tudo que a comunidade japonesa, em especial os produtores de flores da Região Dutra, tem feito pelo desenvolvimento do nosso Estado”, explicou o secretário, que ao jornal Nippon Já disse que a Expo Aflord “representa a confluência da Secretaria de Agricultura, da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Cultura”. Eu acompanhei o desenvolvimento da Expo Aflord e, como arujaense e morador da cidade, é uma satisfação trazer o abraço do governador Tarcísio de Freitas no momento em que nós verificamos o grande sucesso e o grande crescimento que a feira alcançou ao longo dos anos”, ressaltou Roberto de Lucena.

Presença japonesa – A vice-cônsul do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Riho Kubota também destacou a importância da imigração japonesa para o desenvolvimento da região. “Ouvi dizer que a cidade de Arujá é uma das regiões do Brasil com uma grande população nipo-brasileira e a comunidade nipo-brasileira vem contribuindo para o progresso do Brasil em muitas áreas como agricultura, o comércio, a medicina, estudos acadêmicos entre outros”, disse, acrescentando que soube, inclusive, “que a AFlord também teve início com os produtores nipo-brasileiros”.

“Fico muito feliz em ver que a região da grande Dutra se desenvolveu significativamente graças ao trabalho dos nipo-brasileiros”, afirmou a vice-cônsul. Walter Ihoshi, que fará parte da equipe do secretário de Governo de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, lembrou que “aqui se valoriza o agronegócio”. 

Consolidação – Em seu discurso, o presidente da Aflord, Tsutomu Makita, agradeceu a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a realização de mais esta edição da Expo Aflord. Em especial, Makita agradeu o deputado estadual Marcos Damásio “pela enorme ajuda à entidade, nos incentivando e presenteando com uma emenda parlamentar, muito importante para a realização deste grande evento”. Agradeceu também a Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa pelo grande apoio prestado à exposição e, de forma especial, agradeceu os associados, staff e colaboradores “que se dedicaram incansavelmente na busca da excelência, em mais esta conquista”.


Cerimônia de abertura da 30ª Expo Aflord contou com a presença de várias autoridades

Visionários – Ele lembrou que a Aflord iniciou suas atividades há mais de 30 anos, por um pequeno grupo de produtores visionários, “que enxergaram no futuro, a expansão da floricultura, buscando um sonho” e que ao longo de três décadas vem se dedicando a assistir os seus associados, a produzir, informar, gerir e dividir seus conhecimentos, “fazendo com que a nossa região da Via Dutra se fortalecesse e se consolidasse como um dos grandes polos produtores de flores e plantas ornamentais do nosso país, principalmente na produção de orquídeas”.

Ele destacou também a retomada do grupo jovem, “que com muito esmero, elaborou e decorou um espaço muito especial, com centenas de belos kokedamas de orquídeas”. “Especial também, a decoração das nossas grandes guerreiras, produtoras, esposas, mães dedicadas, que, em homenagem aos 115 anos da imigração japonesa no Brasil e também às Bodas de Pérola, contaram um pouco da nossa trajetória destes 30 anos, dedicando suas habilidades em um lindo espaço”, disse Tsutomu Makita, que agradeceu ainda a participação e colaboração dos parceiros – “patrocinadores, que mesmo nesta fase de instabilidade econômica em que o país está passando, nos incentivaram e acreditaram em nossos propósitos, pois sem eles, seria muito difícil a realização de um evento de tal magnitude”.

Grupo de taikô Himawari se apresentou no primeiro dia

Investimentos – Acompanhado da primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, o prefeito Luis Antonio de Camargo “quebrou o protocolo” ao pedir uma salva de palmas para os moradores de Arujá e região. “É a população o principal motivo da festa e é ela que merece todos os nossos aplausos”, disse o prefeito, que falou sobre o “orgulho de ter uma festa desta magnitude na nossa cidade”. 

Segundo ele, falar da Expo Aflord “é falar de Arujá”. “Os propósitos são os mesmos. Desde que assumi a gestão desta cidade, uma de nossas maiores missões tem sido a de resgatar e trabalhar o desenvolvimento, o emprego e a geração de renda. E nada melhor do que cuidar do agronegócio para gente ter esse desenvolvimento de emprego e renda”, disse Camargo, explicando que “ações como essa da Aflord permite que a população venha aqui se divertir, comprar, fazer aquisições, se distrair e ver coisas bonitas”.

“Graças a isso e outras iniciativas da Prefeitura temos conseguido reter o arujaense aqui e também trazer gente de fora. Porque se você investe aqui, a economia fica no município, o emprego fica aqui, o crescimento fica aqui e é nesse sentido que a Aflord tão bem desempenha o seu papel”, assegurou o prefeito, explicando que “é imprescindível que mais pessoas conheçam a cidade porque é conhecendo a cidade que as pessoas passam a investir”. 

Decoração do Pavilhão de Exposição tem cantinho japonês

Geração de empregos – “E aqui na Expo Aflord temos um grande polo gerador de empregos, um grande polo gerador de renda e um grande polo turístico.  E isso vem de encontro com todo o nosso propósito de governo, que é o desenvolvimento, emprego e renda, sempre primando pelo meio ambiente, sempre primando por investimentos sustentáveis”, destacou o Camargo, que em nome da Prefeitura de Arujá “e toda população” homenageou a Expo Aflord na figura da Associação dos Floricultores da Via Dutra pelos 30 anos da exposição.

Atrações – A Aflord também prestou uma homenagem aos ex-presidente da associação. Após os discursos, as autoridades se dirigiram ao pavilhão de exposição para a inauguração da 30ª Expo Aflord.

No primeiro final de semana, subiram ao palco atrações como o grupo de taikô Himawari e os cantores Cintia Nishimura, Joe Hirata, Edson Saito e YE.S Band, Pamela Yuri e Bruna Higs, além de grupos de dança.

Neste sábado (26), estarão se apresentando o grupo Ishin (Yosakoi Soran), grupo de taikô Kouran de Suzano, a banda Heroes Sanshin Band, o The Oriental Magic Show (Mágica) e os cantores Alexsandra Okamoto e Ricardo Nakase, entre outros destaques.

No domingo (27), é vez do Requios Gueinou Doukoukai, Koteki Band de Mogi das Cruzes, Grupo Balalayka da Rússia​, The Oriental Magic Show (Mágica) e os cantores Enzo Zakimi e Yuri Kataoka, além de grupos de dança.

(Aldo Shiguti)

Programação Artística e Cultural

DIA 26/08 (sábado)

10H30: Ginástica japonesa – Radio Taissô Alto Tietê Mogi

11H: Yosakoi Soran – Grupo Ishin

11H30: Show musical com Alexsandra Okamoto

12H: Show de Taikô com Taiko Kouran de Suzano

12H30: Dança cigana artística (solo e grupo)​ – Grupo Artevida

13H: Show de mágica com Oriental Magic Show

13H30: Show musical com Ricardo Nakase

14H30: Show de Taikô com Residentes da Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono

15H: Yosakoi Soran – Grupo Ishin​

15H30: Show musical com Heroes Sanshin Band

16H: Dança cigana artística (solo e grupo)​ – Grupo Artevida

16H30: Show de Taikô com Taiko Kouran de Suzano​

DIA 27/08 (domingo)

10H30: Dança Country Cia. de Dança Nashville Country Show

11H: Show de Taikô com Requios Gueinou Doukoukai

11H30: Dança russa – Grupo Balalayka da Rússia

12H: Hino do Shonenkai e Verão de Ojiba – Koteki Band de Mogi das Cruzes

12H30: Show musical com Enzo Zakimi

13H: Show musical com Yuri Kataoka

13H30: Dança do Ventre – Studio Calil

14H: Dança Country – Cia. de Dança Nashville Country Show​

14H30: Show de Taikô com Requios Gueinou Doukoukai

15H: Show de mágica com Oriental Magic Show

15H30: Dança do Ventre – Studio Calil

16H: Dança russa – Grupo Balalayka da Rússia

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img