2º AniFest de Registro espera cerca de 3 mil pessoas neste final de semana

Segunda edição do evento acontece em dois dias e deve reunir público de 3 mil pessoas

Idealizado e organizado pelo Oniguiri SeinenBu (grupo de jovens), com realização da Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro (Bunkyo), a segunda edição do Anifest acontece neste final de semana (5 e 6), no Templo Budista Honpa Hogwanji de Registro. Focado principalmente nos públicos jovem e infanto-juvenil, o AniFest estreou com grande sucesso em 2022, como uma evolução do Concurso de Cosplay, realizado em Registro desde 2012. 

Além do já tradicional Concurso de Cosplay, agora em sua 10ª edição, o AniFest 2023 – que celebra os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil – apresenta shows, workshops, música k-pop e outras atrações do universo de animes e mangás, elementos culturais tão presentes na vida de jovens e adolescentes do mundo todo. Destaques para as apresentações dos cantores Ricardo Cruz e Bruna Higs, além do animado matsuri dance.

Concurso é aberto a participantes de diversas faixas etárias

Atividades – No Workshop haverá atividades de Origami, RPG, Magic, Mangá e Pixel Art. Na praça de alimentação, o público poderá saborear pratos típicos japoneses como yakisoba, lamen, tempurá (de legume e de sorvete), harumaki, guioza, temaki e hot holl, além de pasteis, espetinhos de carne e lanches. Nos dois dias haverá também bazaristas com diversos produtos.

O evento conta ainda com praça de alimentação e feira de produtos relacionados ao tema, abrindo oportunidade para que microempreendedores de Registro e região ampliem sua rede de clientes e se fortaleçam no mercado regional.

A expectativa é receber um público estimado em cerca de 3 mil pessoas da região do Vale do Ribeira e de outras cidades do Estado de São Paulo.

O cantor Ricardo Cruz é uma das atrações do AniFest

Premiação – Segundo o Diretor de Eventos do Bunkyo de Registro e um dos organizadores do Anifest, Dilson Tsunoda, que organiza o festival ao lado de uma equipe que conta, entre outros, com o Diretor de Comunicação e membro do Seinen, Davi Hiroaki Oka, e da diretora do Departamento Seinen, Rayane Harumi Kodaira, o concurso deve reunir entre 20 e 30 participantes, de diferentes faixas de idade que prometem mostrar talento e criatividade nas categorias Mirim (04 a 07 anos, Infantil (08 a 14 anos) e Adulto (a partir de 15 anos). 

Os três primeiros colocados das categorias Infantil e Adulto (Individual ou Duplas), concorrem a premiação em dinheiro. Na Mirim, todos os participantes recebem um brinde dos organizadores. As inscrições podem ser feitas antecipadamente ou até às 16 horas de sábado (5), dia do evento.

Crescimento – Dilson Tsunoda, que este ano coordenou também com grande êxito a 27ª Festa do Sushi de Registro, lembra que o Concurso Cosplay era realizado em apenas um dia. Com a mudança de formato, houve o acréscimo de mais um dia e a tendência é que o evento cresça a cada ano. Apesar de ser dirigido aos jovens, ele explica que o Anifest recebe um público variado, de diferentes faixas etárias.

Para ele, “ao mesmo tempo que se fortalece como centro comercial da região, fomentando cada vez mais a ascensão de empreendedores locais, Registro se consolida e se aprimora como polo regional de cultura e ações sócio comunitárias, com a crescente realização de projetos culturais, esportivos, sociais e educacionais”.

Difusão da cultura – Além da Festa do Sushi, Tsunoda conta que o Bunkyo de Registro é responsável também pela realização de outro grande evento, o tradicional Tooro Nahashi – que se encontra, este ano, em 69ª edição – contribuindo não só para a preservação e divulgação da cultura japonesa bem como para o desenvolvimento do município e região do Vale do Ribeira.

“Eventos como o Tooro Nagashi, Festa do Sushi, AniFest e o Bon Odori – cuja 62ª edição acontece no dia 12 de agosto, no mesmo Templo Honpa Hongwanji – contribuem fortemente para o aquecimento da economia local, movimentando hotéis, bares, restaurantes e o comércio em geral”, destaca Dilson Tsunoda.

O AniFest 2023 – 10º Concurso de Cosplay é uma realização do Bunkyo de Registro, com organização do Oniguiri SeinenBu e apoio da Prefeitura Municipal de Registro, Sesc (Unidade de Registro), Templo Honpa Hongwanji, Uces (União Cultural e Esportiva Sudoeste), Freedom Eventos, Registro City e Coop Audiovisual.

Público poderá participar de diversas atividades no AniFest

(Aldo Shiguti)

2º ANIFEST DE REGISTRO – 10º CONCURSO DE COSPLAY

Quando: Dias 05 e 06 de agosto. Sábado, a partir das 15h, e domingo, a partir das 11h

Onde: Templo Honpa Hongwanji de Registro: A. Estados Unidos – Vila Nova Ribeira

Entrada franca

PROGRAMAÇÃO

DIA 05/08 (SÁBADO)

14H: Abertura dos Portões

15H: Animekê (Livre)

16H30: Abertura Oficial do Evento

17H: Início do Concurso de Cosplay – Adulto

20H30: Show com Bruna Higs

21H30: Preiação Cosplay

22H: Matsuri Dance

23H: Encerramento

DIA 06/08 (DOMINGO)

11H: Abertura dos portões

12H: Espaço Workshop

13H30: Apresentação Cosplay Mirim

14H: K-Pop – Aline Coriliano

14H30: Início Cosplay Infantil

15H30: Show com Ricardo Cruz

16H: Premiação Cosplay

17H: Matsuri Dace

18H: Encerramento

*Programação sujeita à alteração sem aviso prévio

spot_img

Relacionados

Destaques da Redação

spot_img